PT
BR
Pesquisar
Definições



actuável

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
actuávelatuávelatuável
|àt| |àt| |àt|
( ac·tu·á·vel a·tu·á·vel

a·tu·á·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que pode actuar.

2. Que pode ser actuado.

3. Que é dócil, fácil de manobrar. = DIRIGÍVEL

etimologiaOrigem etimológica:actuar + -ável.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: atuável.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: actuável.
grafiaGrafia no Brasil:atuável.
grafiaGrafia em Portugal:actuável.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.




Em um texto que estou a estudar surge a palavra "onomatúrgica", no entanto não consigo achar o seu significado nem no vosso site nem em nenhum dicionário. Gostaria de saber o seu significado.
O adjectivo onomatúrgico não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição. No entanto, o seu uso não pode ser condenado, porquanto está correctamente formado; deriva da palavra grega onomatourgós, que significa “que cria palavras ou dá nomes às coisas” e que deu também origem ao português onomaturgo (termo que, de igual modo, não se encontra averbado em nenhum dicionário de língua portuguesa). Os termos onomaturgo e onomatúrgico são sinónimos enquanto adjectivos, com o mesmo sentido do étimo grego (ex.: trabalho onomaturgo = trabalho onomatúrgico), mas onomaturgo pode ainda ser usado como substantivo, com o significado “aquele que cria palavras ou dá nomes às coisas” (ex.: para aquele filósofo, Deus é um onomaturgo).