PT
BR
Pesquisar
Definições



acocorardes

A forma acocorardespode ser [segunda pessoa plural do futuro do conjuntivo de acocoraracocorar] ou [segunda pessoa plural infinitivo flexionado de acocoraracocorar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
acocoraracocorar
( a·co·co·rar

a·co·co·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Pôr de cócoras.

2. [Figurado] [Figurado] Ajudar a fazer todos os movimentos.

3. Mimar em excesso.

4. [Brasil] [Brasil] Acolher ou proteger.

5. [Brasil] [Brasil] Ser terno ou agradável para com.


verbo pronominal

6. Pôr-se de cócoras.

Auxiliares de tradução

Traduzir "acocorardes" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ministrar pode usar-se como leccionar no seguinte contexto: curso de formação profissional ministrado para a entidade X? Se não, qual a palavra mais adequada para a frase indicada?
O verbo ministrar pode ser sinónimo de leccionar e, tal como este, quando selecciona um complemento indirecto constrói-se usualmente com a preposição a, pelo que no contexto indicado deveria figurar Curso de formação profissional ministrado à (= crase da preposição a + artigo definido a) entidade X.



Gostaria de saber se se deve escrever: subestabelecer ou substabelecer.
Os dicionários de língua portuguesa registam na sua maioria a forma substabelecer, deixando de parte a variante subestabelecer. No entanto, e apesar de a forma substabelecer dever ser considerada preferencial por ser a que se encontra atestada em dicionários e vocabulários de língua portuguesa, a variante gráfica subestabelecer não pode ser considerada errada, porque segue o padrão de outras palavras com registo nos dicionários, como subespaço, subestação ou subestimar, estando mesmo inserida no extenso e actualizado Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.