Significado de acevadar-vo-lo

    A forma acevadar-vo-lopode ser [infinitivo de acevadaracevadar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de acevadaracevadar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de acevadaracevadar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de acevadaracevadar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de acevadaracevadar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    acevadaracevadar
    ( a·ce·va·dar

    a·ce·va·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Engordar (animais) com cevada.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    acevadar | v. tr.

    Engordar (animais) com cevada....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "acevadar-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Qual destas frases está correcta: «Ele assegurou-me que viria» ou «Ele assegurou-me de que viria»? Li que o verbo "assegurar" é regido pela preposição "de" quando é conjugado pronominalmente; no entanto, só me soa bem dessa forma quando ele é conjugado reflexivamente, como em "Eles asseguraram-se de que não eram seguidos". Afinal, como é que é? Obrigada.