Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

absolutismo

absolutismoabsolutismo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ab·so·lu·tis·mo ab·so·lu·tis·mo


(absoluto + -ismo)
nome masculino

1. Sistema de governo em que o poder do chefe é absoluto.

2. Despotismo, tirania, autocracia.

3. Poder absoluto e ilimitado.

4. [História]   [História]  Período de governo de D. Miguel em Portugal.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "absolutismo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Isto é a raiz de tantos dos grandes males da história: do absolutismo que muitas vezes gerou ditaduras e de tanta violência contra os que são diferentes”..

Em Blog da Sagrada Família

1821 e no fim do absolutismo com a implementação da primeira Constituição Portuguesa em 1822..

Em Almanaque Republicano

...a qualquer latifundiário que se preze, preocupa-o o liberalismo e abraça de mansinho o absolutismo bem descrito nas cabeças embalsamadas dos dois cavalos que mantém na sua sala: um...

Em Deriva das Palavras

transferira para o Brasil durante a Guerra Peninsular , e no fim do absolutismo em Portugal , com a ratificação e implementação da primeira Constituição portuguesa ( 1822...

Em Geopedrados

Nascido em 1820 em Lisboa, ele viveu o fim do absolutismo em Portugal na revolução de 1820, mas a

Em portugal contempor
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Devo usar o termo implementador, ou aconselham algum outro?
O vocábulo implementador parece ser de formação recente (a partir de implementar + sufixo -dor) e não se encontra averbado pelos principais dicionários de língua. Ainda assim, implementador obedece às regras de boa formação morfológica, tal como outros casos formados a partir do sufixo -dor (exprimindo a noção de "agente") e que já se encontram atestados lexicograficamente: alimentador, desfragmentador, instrumentador, etc.

Pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet revelam que o termo implementador vem sendo usado, sobretudo na área da informática, como adjectivo (ex.: entidade implementadora, parceiros implementadores) e como substantivo, designando a pessoa ou a entidade que implementa (ex.: implementadores de páginas HTML, a empresa surgiu no mercado das tecnologias de informação como implementadora).

pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/absolutismo [consultado em 27-10-2021]