PT
BR
Pesquisar
Definições



abirritante

A forma abirritantepode ser [derivação feminino singular de abirritarabirritar], [derivação masculino singular de abirritarabirritar] ou [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
abirritanteabirritante
( a·bir·ri·tan·te

a·bir·ri·tan·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que provoca abirritação.

2. Que ou aquilo que diminui ou faz desaparecer a irritação ou a resposta a um estímulos, num órgão ou numa região do corpo.

etimologiaOrigem etimológica:abirritar + -ante.
abirritarabirritar
( a·bir·ri·tar

a·bir·ri·tar

)


nome feminino

1. Tornar fraco ou débil.

2. Fazer diminuir ou desaparecer a irritação ou a resposta a estímulos, num órgão ou numa região do corpo.

etimologiaOrigem etimológica:ab- + irritar.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).



Gostaria de saber qual a forma mais correcta dentro das que se seguem: "tu pareces gostar desta cidade" ou "parece que tu gostas desta cidade".
Ambas as frases que refere, “Tu pareces gostar desta cidade” e “Parece que tu gostas desta cidade”, estão correctas do ponto de vista gramatical. Estilisticamente, porém, poderá haver uma ligeira diferença: dir-se-ia que a primeira se coaduna com um registo de língua um pouco mais cuidado, sendo possivelmente mais usada num contexto formal.