PT
BR
Pesquisar
Definições



abeberação

A forma abeberaçãopode ser [derivação feminino singular de abeberarabeberar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
abeberaçãoabeberação
( a·be·be·ra·ção

a·be·be·ra·ção

)


nome feminino

Acto ou efeito de abeberar ou de se abeberar. = ABEBERAMENTO

etimologiaOrigem etimológica:abeberar + -ção.
abeberarabeberar
( a·be·be·rar

a·be·be·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Levar a beber ou saciar a própria sede (ex.: abeberar o gado; os animais abeberavam-se no riacho).

2. [Por extensão] [Por extensão] Deitar um líquido por cima ou à volta de alguma coisa ou de si. = EMBEBER, ENCHARCAR, ENSOPAR


verbo pronominal

3. Receber algo como influência ou fonte (ex.: todos se abeberaram daqueles conhecimentos).

etimologiaOrigem etimológica:a- + beber + -ar.
Confrontar: aboborar.


Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).