PT
BR
Pesquisar
Definições



abaúle

A forma abaúlepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de abaularabaular], [terceira pessoa singular do imperativo de abaularabaular] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de abaularabaular].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
abaularabaular
|a-u| ou |au| |a-u| ou |au|
( a·bau·lar

a·bau·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dar a forma de baú a.


verbo transitivo e pronominal

2. Tornar ou ficar com forma arredondada, côncava ou convexa, como a tampa de um baú. = ARQUEAR

etimologiaOrigem etimológica:a- + baul, forma antiga de baú + -ar.


Dúvidas linguísticas



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).




Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.