Significado de açamara-se-mo

    Será que queria dizer acamara-se-mo?

    A forma açamara-se-mopode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de açamaraçamar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de açamaraçamar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    açamaraçamar
    ( a·ça·mar

    a·ça·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    O mesmo que açaimar.

    etimologiaOrigem:alteração de açaimar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    açamar | v. tr.

    O mesmo que açaimar....


    açaime | n. m.

    Peça, geralmente de couro ou de metal, que se põe aos animais para não morderem....


    açame | n. m.

    O mesmo que açaime....


    açaimo | n. m.

    Peça, geralmente de couro ou de metal, que se põe aos animais para não morderem....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "açamara-se-mo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Ao utilizar o vosso dicionário, obtive o seguinte resultado para a palavra amoníaco: do Lat. ammoniacu < Gr. ammoniakón s. m., gás incolor, de cheiro intenso, sabor acre e com efeitos lacrimogéneos; gás composto de azoto e hidrogénio, que se encontra na urina e nas matérias em decomposição. A partir de lacrimogéneos obtive: masc. plu. de lacrimogéneo, do Lat. lacrima + Gr. gen, r. de gígnomai, gerar. No entanto a palavra lacrimogéneo não aparece no vosso dicionário, mas sim lacrimogénio (com i em vez de e): adj., que provoca ou produz lágrimas; que faz chorar. Assim, gostaria de saber se existem as duas formas ou se uma se encontra errada.