Significado de vexassem-vo-la

    A forma vexassem-vo-laé [terceira pessoa plural do pretérito imperfeito do conjuntivo de vexarvexar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    vexarvexar
    |vèch| |vèch|
    ( ve·xar

    ve·xar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Passar ou fazer passar alguém por uma vergonha ou humilhação. = AFRONTAR, HUMILHAR

    2. Fazer sentir vergonha ou ficar envergonhado. = ENVERGONHAR-SE

    3. Infligir ou sofrer imposições ou maus-tratos. = AFLIGIR, ATORMENTAR, MALTRATAR, MOLESTAR, OPRIMIR

    = SinónimoSinônimo geral: AVEXAR

    etimologiaOrigem:latim vexo, -are, agitar, sacudir, inquietar, atormentar, maltratar, atacar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "vexassem-vo-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    destorcido | adj.

    Que se destorceu; a que se tirou a tortuosidade....


    vexante | adj. 2 g.

    Que vexa (ex.: comportamento vexante)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "vexassem-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber a pronúncia correta da palavra bocaina (talvez seja de origem indígena/brasileira). Seria "bocáina" ou "bocâina"?


      Com relação à conjugação do verbo adequar e às explicações que vocês forneceram para uma consulta enviada, quero registrar que estranha-me o fato de vocês terminarem a explicação dizendo "..., como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade."
      Seguramente, se formos considerar tudo o que hoje é uma hipótese, já como realidade ouviremos inúmeros "a nível de Brasil", "houveram muitos problemas", "menas pessoas", "há dez anos atrás", "fazem muitos anos que não a vejo", etc.
      Entendo que, a partir daí, as regras gramaticais não farão mais nenhum sentido na nossa língua portuguesa.
      Sem contar que na conjugação desse mesmo verbo, no Pretérito Perfeito do Indicativo, vocês acentuaram a primeira pessoa do plural, regra de acentuação que desconheço e que, se vocês observarem, também não consta do Houaiss.
      Permita-me uma segunda observação: a resposta para essa pesquisa vocês consultaram Rebelo Gonçalves, no Vocabulário da Língua Portuguesa, datado de 1966. A última reforma ortográfica data, se não me engano, de 1973, portanto muito tempo depois.