Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Tufada

fem. sing. part. pass. de tufartufar
fem. sing. de tufadotufado
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tu·far tu·far

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Inchar com ar rarefeito.

2. Dar forma de tufo a.

3. Aumentar o volume de.

verbo intransitivo

4. Tornar-se mais grosso e mais alto.

5. Formar tufos.

verbo intransitivo e pronominal

6. [Figurado]   [Figurado]  Inchar-se com soberba, ensoberbecer-se.


tu·fa·do tu·fa·do


(particípio de tufar)
adjectivo
adjetivo

1. Que se tufou ou inchou; cujo volume aumentou (ex.: passava um barco de velas tufadas).

2. Que tem tufos (ex.: cauda tufada).

3. Que foi expandido com um tratamento especial, geralmente com vapor de alta pressão, referindo-se a certos grãos de cereais (ex.: arroz tufado, aveia tufada, trigo tufado).

4. Que mostra orgulho ou vaidade. = ORGULHOSO, VAIDOSO

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

: 100g de chocolate com 75% cacau 50g de quinoa pops (quinoa tufada ) 30g de avelãs 50g de passas Preparação: Pique grosseiramente as avelãs e as...

Em As minhas Receitas

...o ambiente ), o nosso momento enroladas no sofá com uma taça de espelta tufada

Em amelhoramigadabarbie.com

...Duas: a teima e a turra Brio feito exagerar Elena Poena Era ufana e tufada E delambida a atiçar Dois: a graça e o encanto Coisas feitas para usar...

Em luís soares

...com pimento de piquillo, puré de milho e poejos, gel de salsa e quinoa tufada ..

Em seainessabedisto.blogs.sapo.pt

...Por isso um dos nossos pequenos almoços favoritos é iogurte com muesli de espelta tufada biológica e arroz

Em blogdarosamaria.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Sou colaborador de uma empresa, na qual a maioria dos colaboradores são senhoras (mulheres) e uma percentagem muito pequena de homens. Toda a comunicação da empresa é feita no feminino. Reportei à administração esta situação pois a comunicação é toda no feminino, e o que me foi dito é que está correto, devido ao novo acordo ortográfico. Ou seja como a maioria são mulheres a comunicação é feita no feminino. Nós homens, recebemos correspondência com Querida Colaboradora e quando se dirigem aos colaboradores da empresa é sempre como Colaboradoras. A minha questão é se está ou não correto? E em que parte do acordo ortográfico isso está presente?
A situação descrita nada tem a ver com as alterações decorrentes do Acordo Ortográfico de 1990, pois apenas a ortografia da língua portuguesa é regulamentada por actos legislativos. O Acordo Ortográfico é um texto legal que regula unicamente a ortografia do português, sem pretender interferir em outras áreas da língua, como o léxico ou a sintaxe, por exemplo. Se a empresa em questão optou por se dirigir no feminino ao seu grupo de colaboradores, composto maioritariamente por senhoras, com a justificação de que se trata de algo relacionado com o novo Acordo Ortográfico, tal não está correcto.

Em português, para designar todos os elementos de um grupo de pessoas, mesmo quando o género maioritário é o feminino, é possível usar o masculino, ainda que haja só um elemento masculino (ex.: as meninas e o menino estão tão crescidos). Tal acontece porque o masculino é o género não marcado do português, considerado neutro quando não se pretende especificar nenhum género. Esta opção vem sendo progressivamente menos usada, como consequência de preocupações sociais de igualdade de género, de que a língua é um reflexo. Sendo assim, a alternativa mais aconselhável seria fazer referência aos dois géneros, como por exemplo Caro(a) colaborador(a), Caros colaboradores e colaboradoras ou ainda Caras colaboradoras e caros colaboradores.




Existe abreviatura para a palavra superintendente?
Os dicionários de língua portuguesa por nós consultados não registam nenhuma abreviatura consagrada para a palavra superintendente. Pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet revelam que a forma abreviada Superint. é usada com alguma frequência. Reafirmamos, no entanto, que não existe nenhuma forma consagrada (ao contrário do que sucede, por exemplo, com Sr. = senhor).
pub

Palavra do dia

ta·nas ta·nas


(origem obscura)
nome masculino de dois números

1. [Portugal, Informal, Depreciativo]   [Portugal, Informal, Depreciativo]  Pessoa indeterminada, considerada de pouco préstimo.

2. [Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  História para enganar. = MENTIROLA, PETA, TRAPAÇA


o tanas
[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Exclamação que indica desacordo ou refutação relativamente a afirmação anterior (ex.: ele trabalhou muito, o tanas, os outros é que fizeram tudo!). = O CARAÇAS

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Tufada [consultado em 24-09-2022]