Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Trás

trástrás | prep.
trástrás | interj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

trás trás 1


(latim trans, além de)
preposição

1. [Pouco usado]   [Pouco usado]  Indica posterioridade no espaço ou no tempo em relação a um ponto de referência (ex.: trás um filho, veio outro). = APÓS, ATRÁS, DEPOIS DE


de trás
A partir da parte posterior (ex.: saiu de trás do biombo).

Que está na parte posterior (ex.: não vimos a parte de trás da casa).

de trás para a frente
Do fim para o princípio (ex.: começo sempre a ler a revista de trás para a frente).

De memória, de cor (ex.: já sei o texto de trás para a frente).

para trás de
Para uma posição anterior no espaço ou no tempo em relação a um ponto de referência (ex.: passei para trás das crianças, para as segurar melhor).

Confrontar: traz.

trás trás 2


(origem onomatopaica)
interjeição

Indica pancada ruidosa.

Confrontar: traz.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "Trás" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Embora o seu tempo em uma seita provavelmente tenha ficado para trás - ou, pelo menos, é o que você insiste sempre que o assunto surge...

Em confrariadearton.blogspot.com

Na parte de trás , atendendo aos passageiros, estavam as aeromoças Helen Morrissey, Shirley Hickey e Sabina Joswick..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...divulgadas ontem, 19 de outubro, pela companhia aérea belga Air Belgium, mostrando o “por trás das cenas” da gravação de imagens aéreas de seu primeiro avião Airbus A330neo..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

O avançado cabo-verdiano a deixar para trás os adversários, sendo que os elementos do Ventura protestam novamente a afirmar que o...

Em futebol matosinhos

...final - um Cheng (15,133) e um Yurchenko (14,800) - totalizando 14,966, deixando para trás a italiana Asia D

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Encontrei um problema com o vosso dicionário. Ao consultar o mesmo com as opções pré-AO, os plurais sugeridos aparecem sempre grafados segundo o AO. Isto acontece por exemplo na palavra "pêra", que aparece com as cores do pré-AO mas o único plural indicado é "peras" e não "pêras".
Não se trata de um erro, pois o plural de pêra é peras, com ou sem aplicação do Acordo Ortográfico de 1990.

O Acordo Ortográfico de 1990 (cf. Base IX, 9.º) elimina, de facto, os acentos em pêra e pêro (assim como em palavras cujo acento serve para distinguir homógrafos de certas palavras gramaticais, como nos pares pára/para, péla/pela, pêlo/pelo), mas, segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o plural dessas duas palavras não tem acento gráfico, referindo explicitamente na Base XXII que se distinguem "pêra, substantivo, e pera, preposição arcaica (mas o plural, peras, sem acento); pêro, substantivo, e pero, conjunção arcaica (mas o plural, peros, também sem acento)". Isto acontece porque os substantivos pêra e pêro são homógrafos de palavras arcaicas (a preposição pera [= para] e a conjunção pero [= mas, porém]), mas os seus plurais peras e peros não são homógrafos de nenhuma outra palavra, uma vez que as preposições e as conjunções não têm plural.

pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Tr%C3%A1s [consultado em 27-10-2021]