Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

SALVAGUARDA

salvaguardasalvaguarda | n. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de salvaguardarsalvaguardar
2ª pess. sing. imp. de salvaguardarsalvaguardar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sal·va·guar·da sal·va·guar·da


nome feminino

1. Protecção concedida por uma autoridade qualquer.

2. Salvo-conduto.

3. [Figurado]   [Figurado]  O que serve de defesa, de amparo, de garantia.

4. Ressalva; condição; cautela.

5. [Encadernação]   [Encadernação]  Folha de papel do formato do livro, mas sobrando 5 mm no sentido do lombo. (Nesse excedente dá-se um pouco de cola e assenta-se o primeiro caderno sobre a salvaguarda, virando a área que tem cola sobre o festo para que fixe. Fica, assim, a salvaguarda segura ao caderno sem prejudicar a colocação da guarda. Executa-se a mesma operação ao último caderno.)


sal·va·guar·dar sal·va·guar·dar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Proteger, defender, livrar de perigo.

2. Ressalvar; acautelar.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "SALVAGUARDA" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

salvaguarda da vida humana no mar e patrulha e vigilância dos espaços marítimos, contribuindo assim...

Em Sergio@Cruises

, como uma mais-valia para a salvaguarda da vida humana no mar, através das missões de busca e salvamento..

Em www.passarodeferro.com

O prêmio foi concedido "pelos esforços de salvaguarda da liberdade de expressão, pré-condição para a democracia e paz duradouras"..

Em Caderno B

...dos clubes, nas transformações e na modernização, sem abdicar da sua matriz e da salvaguarda dos seus interesses..

Em O INDEFECTÍVEL

...Bak Gordon quis associar-se à WWF, e contribuir para chamar à atenção para a salvaguarda de ecossistemas tão sensíveis e em risco efetivo de extinção..

Em Tupiniquim
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No vosso sítio da Internet, no dicionário on-line aparece o "S.M." em todas as pesquisas. Mas que quer dizer o S.M.? Segundo o vosso dicionário é uma abreviatura! Mas que quê? De “Sua Majestade” não me parece!
A abreviatura s. m. é redução de substantivo masculino e corresponde à classificação morfológica da palavra pesquisada (a par de muitas como s. f., substantivo feminino, ou adj., adjectivo, por exemplo).

Quando o utilizador faz uma pesquisa (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), surge como resultado um conjunto de palavras, a respectiva classificação abreviada e o início da definição. Quando o utilizador consulta o significado de uma palavra (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), se passar com o cursor do rato por cima de qualquer a abreviatura, aparece a sua extensão, para facilitar a consulta.

Poderá ainda consultar as abreviaturas utilizadas no dicionário na secção Abreviaturas, a que pode aceder clicando no quarto separador na barra cinzenta clara ao alto da página (a seguir a Página Principal | Sobre o dicionário | Como consultar).




No contexto da criação de modelos, por exemplo, um modelo que descreva o comportamento dos utentes da CP face à oferta, é correcto usar as palavras modelação e modelização (esta última não incluída no vosso dicionário)?
Os dicionários de língua portuguesa registam apenas o termo modelação, como o acto de modelar (“criar a partir de molde ou modelo”), tendo modelagem por sinónimo. Os neologismos modelização e modelizar não se encontram averbados em nenhum dos dicionários consultados, sendo, no entanto, bastante frequentes em pesquisas na Internet. Essas ocorrências em páginas da Internet parecem apontar para uma ténue distinção entre modelar/modelação (“criar a partir de molde ou modelo”) e modelizar/modelização (“criar modelo”).
pub

Palavra do dia

ber·bi·ca·cho ber·bi·ca·cho


(origem duvidosa)
nome masculino

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Coisa ou situação complexa, difícil (ex.: mas que grande berbicacho; ainda há uns berbicachos para resolver). = BARBICACHO, EMPECILHO, PROBLEMA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/SALVAGUARDA [consultado em 04-12-2021]