Significado de roraste-vo-los

    A forma roraste-vo-losé [segunda pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de rorarrorar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    rorarrorar
    ( ro·rar

    ro·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. [Linguagem poética] [Linguagem poética] Produzir orvalho gota a gota. = ROREJAR

    2. [Linguagem poética] [Linguagem poética] Espalhar gota a gota. = BORRIFAR, GOTEJAR

    verbo intransitivo

    3. [Linguagem poética] [Linguagem poética] Brotar ou transpirar em gotas. = BORBULHAR

    etimologiaOrigem:latim roro, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    rorante | adj. 2 g.

    Que orvalha; que rora....


    rorar | v. tr. | v. intr.

    Produzir orvalho gota a gota....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "roraste-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber a pronúncia correta da palavra bocaina (talvez seja de origem indígena/brasileira). Seria "bocáina" ou "bocâina"?


      Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

      Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia.
      Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral?

      Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences.
      Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.