PT
BR
Pesquisar
Definições



Raio

A forma Raiopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de raiarraiar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
raioraio
( rai·o

rai·o

)


nome masculino

1. Fluido eléctrico que se desprende de nuvem electrizada. = CENTELHA, CORISCO, FAÍSCA

2. Jacto de luz.

3. [Geometria] [Geometria] Segmento de recta que parte do centro e termina na periferia de um círculo ou de uma esfera.

4. [Geometria] [Geometria] Meio diâmetro de uma circunferência.

5. Tudo o que parte de um centro comum.

6. [Por extensão] [Por extensão] Sinal, mostra, indício.

7. [Figurado] [Figurado] Desgraça; sinal; vislumbre; clarão; aparência; lembrança.

8. [Informal] [Informal] Pessoa muito viva ou travessa.


como um raio

Com extrema rapidez; com violência.

por que raio

[Informal] [Informal] Usa-se para questionar qual a singular ou estranha casualidade de algo.

raio de eloquência

Orador eloquentíssimo.

raio verde

Clarão de cor verde que aparece acima do mar quando o Sol desaparece completamente no horizonte e que é devido à dispersão atmosférica.

raio vector

[Geometria] [Geometria]  Segmento orientado que tem por origem um ponto fixo, e cuja extremidade se pode deslocar sobre uma dada curva.

raio visual

Linha recta que vai do olho do observador ao objecto.

raio X

[Física nuclear] [Física nuclear]  Radiação electromagnética invisível capaz de atravessar matéria, muito utilizada na medicina e na indústria. (Mais usado no plural.)

[Radiologia] [Radiologia]  Equipamento usado para fazer exames com esse tipo de radiação (ex.: o hospital instalou um novo raio X; o conteúdo das malas é verificado no raio X antes do embarque).

[Radiologia] [Radiologia]  Exame feito usando esse tipo de radiação (ex.: a médica pediu um raio X à coluna lombar).

[Figurado, Por extensão] [Figurado, Por extensão] Descrição objectiva e detalhada de algo (ex.: o documentário faz o raio X da cidade no virar do século). = RADIOGRAFIA

raios catódicos

[Física] [Física]  Feixe de electrões emitido pelo cátodo num tubo de gás muito rarefeito.

raios cósmicos

Raios diversos provenientes do espaço cósmico.

raios da Igreja

Excomunhão.

raios (de) Röntgen

[Física nuclear] [Física nuclear]  Nome dado às radiações invisíveis que aparecem no tubo de Crookes, quando nele se produzem os raios catódicos. = RAIOS X

raios do Vaticano

O mesmo que raios da Igreja.

raios gama

[Física nuclear] [Física nuclear]  Radiações emitidas pelos corpos radioactivos, análogos aos raios X, mas muito mais penetrantes e de menor comprimento de onda, com uma acção fisiológica potente.

raios partam

[Informal] [Informal] Expressão usada para indicar irritação (ex.: raios partam este computador).

etimologiaOrigem etimológica:latim radius, -i, raio.

raiarraiar
( rai·ar

rai·ar

)
Conjugação:unipessoal.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer riscas em. = BETAR, ESTRIAR, RAJAR, RISCAR

2. Estriar o interior do cano das armas de fogo.


verbo intransitivo

3. Brilhar, despedir raios luminosos.

4. Começar a despontar no horizonte.

5. [Figurado] [Figurado] Aparecer, surgir.

etimologiaOrigem etimológica:raia + -ar.

RaioRaio

Auxiliares de tradução

Traduzir "Raio" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




O verbo aconselhar no pretérito perfeito do indicativo está acentuado. Mas é "nós aconselhamos" e não "aconselhámos", certo?
Diferentemente do que sucedia no sistema verbal brasileiro, na norma europeia do português, e de acordo com a base XVII do Acordo Ortográfico de 1945, em Portugal, assinalava-se sempre com acento agudo a primeira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo dos verbos da primeira conjugação, terminados em -ar (ex.: aconselhámos). Com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, a base IX estipula, no seu ponto 4, que o acento agudo das formas verbais de pretérito perfeito do indicativo passa a ser facultativo (ex.: aconselhámos ou aconselhamos), para que se distingam das formas do presente do indicativo (ex.: aconselhamos). No entanto, é possível que a forma acentuada se mantenha como a preferencial em Portugal, uma vez que era essa a única grafia permitida pela anterior norma ortográfica, como acima se referiu.

É de salientar que as indicações acima se referem apenas à ortografia. Do ponto de vista da pronúncia, a distinção entre a vogal tónica com timbre aberto (equivalente a -ámos) ou fechado (equivalente a -âmos) no pretérito perfeito não é feita em muitos dialectos do português, nomeadamente em zonas do Norte de Portugal, na Madeira e em dialectos do Brasil (esse foi um dos argumentos para retirar a obrigatoriedade do acento gráfico no Acordo Ortográfico de 1990).

Devemos ainda referir que nos verbos da segunda (ex.: comer) e terceira conjugações (ex.: partir), não há qualquer distinção gráfica (ou fonética) entre a primeira pessoa do plural do presente do indicativo e do pretérito perfeito do indicativo (ex.: comemos ontem, comemos agora; partimos ontem, partimos agora).

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa é um dicionário de português que permite a consulta de palavras na grafia com ou sem o novo acordo ortográfico, na norma europeia ou brasileira do português. Se consultar a conjugação na norma europeia, com a opção antes do novo acordo ortográfico, a única forma possível é a forma acentuada (aconselhámos); se consultar a conjugação com a opção da nova grafia seleccionada, surgem as duas opções (aconselhámos e aconselhamos). Se consultar a conjugação na norma brasileira, com ou sem o novo acordo ortográfico, a única forma possível é a forma sem acento (aconselhamos).