PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

turquesa

turquina | n. f.

Turquesa de valor inferior....


agafite | n. f.

Mineral triclínico de cor azul....


hidrogénio | n. m.

Elemento químico (símbolo: H), de número atómico 1, gasoso, que entra na formação da água....


Ave passeriforme (Cotinga maynana) da família dos cotingídeos....


azul-turquesa | n. m. | adj. 2 g. 2 núm.

Azul-claro esverdeado....


Ave passeriforme (Cotinga ridgwayi) da família dos cotingídeos....


Ave passeriforme (Cyanolyca turcosa) da família dos corvídeos....


Ave passeriforme (Cinnyris oustaleti) da família dos nectariniídeos....


Ave (Columba bollii) da família dos columbídeos....


Ave passeriforme (Tangara mexicana) da família dos traupídeos....


udu-turquesa | n. m.

Ave (Eumomota superciliosa) da família dos momotídeos....


Ave passeriforme (Dacnis hartlaubi) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Eumyias panayensis) da família dos muscicapídeos....




Dúvidas linguísticas



Qual seria a pronúncia correta de besta (animal quadrúpede) e beste (arma para arremessar setas) ? A pronúncia seria a mesma?
As formas besta (animal quadrúpede) e besta [não beste, como refere] (arma para arremessar setas) são homógrafas, i. e., escrevem-se da mesma forma mas têm pronúncias diferentes: besta (arma) pronuncia-se com /é/ (bésta) e besta (quadrúpede) pronuncia-se com /ê/ (bêsta).



Devo dizer em Porto Moniz ou no Porto Moniz (Porto Moniz é um município)?
Como poderá verificar na resposta topónimos com e sem artigos, esta questão não pode ter uma resposta peremptória, pois as poucas e vagas regras enunciadas por alguns prontuários têm muitos contra-exemplos.

No caso de Porto Moniz, este topónimo madeirense enquadra-se na regra que defende que não se usa geralmente o artigo com os nomes das cidades, localidades e ilhas, regra que tem, contudo, muitas excepções. Nesse caso, seria mais indicado em Porto Moniz.

Por outro lado, não pode ser ignorado o facto de os falantes madeirenses geralmente colocarem artigo neste caso (no Porto Moniz, mas também no Porto da Cruz ou no Porto Santo, outros dois casos em que o mesmo problema se coloca). Do ponto de vista lógico, e uma vez que a regras das gramáticas são vagas, este pode ser o melhor critério para decidir utilizar o artigo com este topónimo.

Pelos motivos acima apontados, pode afirmar-se que nenhuma das duas opções está incorrecta, uma (em Porto Moniz) seguindo as indicações vagas e pouco fundamentadas de algumas gramáticas, outra (no Porto Moniz) podendo ser justificada pelo facto de os habitantes da própria localidade utilizarem o artigo antes do topónimo e também pelo facto de a palavra Porto ter origem num nome comum a que se junta uma outra denominação (no caso, o antropónimo Moniz que, segundo José Pedro Machado, no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, corresponde a “um dos mais antigos povoadores da ilha”).


Ver todas