PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

torom

torom | n. m.

Designação dada a várias aves passeriformes do género Grallaria....


Ave passeriforme (Grallaria saltuensis) da família dos gralariídeos....


Ave passeriforme (Grallaria ayacuchensis) da família dos gralariídeos....


Ave passeriforme (Hylopezus dives) da família dos gralariídeos....


torom-baio | n. m.

Ave passeriforme (Grallaria capitalis) da família dos gralariídeos....


Ave passeriforme (Grallaria saturata) da família dos gralariídeos....


Ave passeriforme (Grallaria przewalskii) da família dos gralariídeos....


torom-torom | n. m.

Ave passeriforme (Hylopezus berlepschi) da família dos gralariídeos....


Ave passeriforme (Grallaria gravesi) da família dos gralariídeos....


Ave passeriforme (Grallaricula nana) da família dos gralariídeos....


torom-moreno | n. m.

Ave passeriforme (Grallaria quitensis) da família dos gralariídeos....


Ave passeriforme (Grallaria rufula) da família dos gralariídeos....


Ave passeriforme (Grallaria cochabambae) da família dos gralariídeos....


Ave passeriforme (Grallaria ridgelyi) da família dos gralariídeos....


torom-chami | n. m.

Ave passeriforme (Grallaria alvarezi) da família dos gralariídeos....


Ave passeriforme (Grallaria excelsa) da família dos gralariídeos....


Ave passeriforme (Grallaria squamigera) da família dos gralariídeos....


Ave passeriforme (Grallaricula peruviana) da família dos gralariídeos....


Ave passeriforme (Grallaria dignissima) da família dos gralariídeos....



Dúvidas linguísticas



"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.




Em palavras como emagrecer e engordar as terminações -er e -ar são sufixos ou desinências verbais de infinitivo? Se são o último caso, essas palavras não podem ser consideradas derivações parassintéticas...ou podem?
As terminações verbais -er e -ar são compostas pela junção de -e- (vogal temática da 2.ª conjugação) ou -a- (vogal temática da 1.ª conjugação), respectivamente, à desinência de infinitivo -r. Destas duas terminações, apenas -ar corresponde a um sufixo, pois no português actual usa-se -ar para formar novos verbos a partir de outras palavras, normalmente de adjectivos ou de substantivos, mas não se usa -er. Apesar de os sufixos de verbalização serem sobretudo da primeira conjugação (ex.: -ear em sortear, -ejar em relampaguejar, -izar em modernizar, -icar em adocicar, -entar em aviventar), há alguns sufixos verbais da segunda conjugação, como -ecer. Este sufixo não entra na formação do verbo emagrecer, mas entra na etimologia de outros verbos formados por sufixação (ex.: escurecer, favorecer, fortalecer, obscurecer, robustecer, vermelhecer) ou por prefixação e sufixação simultâneas (ex.: abastecer, abolorecer, amadurecer, empobrecer, engrandecer, esclarecer).

Dos verbos que menciona, apenas engordar pode ser claramente considerado derivação parassintética, uma vez que resulta de prefixação e sufixação simultâneas: en- + gord(o) + -ar. O verbo emagrecer deriva do latim emacrescere e não da aposição de prefixo e sufixo ao adjectivo magro.


Ver todas