PT
BR
    Definições



    Pesquisa nas Definições por:

    tonal

    tonalizar | v. tr. e pron.

    Dar ou adquirir determinado tom ou tonalidade....


    atonal | adj. 2 g.

    Que não tem tonalidade definida (ex.: música atonal)....


    bitonal | adj. 2 g.

    Que apresenta dois tons ou duas tonalidades....


    politonal | adj. 2 g.

    Que se caracteriza pela politonalidade....


    tonal | adj. 2 g.

    Relativo à tonalidade ou ao tom....


    tritonal | adj. 2 g.

    Em que há três tons, tonalidades ou frequências (ex.: uma média tritonal é usada na audiologia)....


    microtonal | adj. 2 g.

    Relativo a microtom ou em que há microtons (ex.: cantos microtonais ritualísticos da Antiguidade; escalas microtonais; música microtonal)....


    tonalidade | n. f.

    Carácter de um trecho de música relativamente ao tom geral ou preponderante....



    Dúvidas linguísticas


    No Brasil, os meses são escritos em minúscula. Gostaria de saber se isso vale também para Portugal a partir do acordo ortográfico.


    Encontrei uma resposta que passo a transcrever "Na frase Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante existe uma locução (aquele grupo de jovens) que corresponde a um sujeito da oração subordinada (quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante) com uma estrutura complexa. Nesta locução, o núcleo do sintagma é grupo, e é com este substantivo que deve concordar o verbo encontrar. Desta forma, a frase correcta seria Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontrou perto do restaurante."
    Sendo que a frase em questão foi retirada do Campeonato Nacional de Língua Portuguesa, e a frase completa é "Já passava das duas quando aquele grupo de jovens se encontraram perto da discoteca, aonde o Diogo os aguardava". Segundo a vossa resposta, dever-se-ia ter escrito "(...) aquele grupo de jovens se encontrou (...)". Mas se assim for, também seria de considerar "aonde o Diogo os aguardava", pois se consideramos que o sujeito é singular, não faz sentido dizer "os aguardava", mas sim "o aguardava". No entanto, não podemos considerar que existe concordância atractiva em que "deixamos o verbo no singular quando queremos destacar o conjunto como uma unidade. Levamos o verbo ao plural para evidenciarmos os vários elementos que compõem o todo." (Gramática do Português Contemporâneo Cunha/Cintra)? Agradeço elucidação se mantêm a vossa opinião, tendo a frase completa. Já agora, na frase utiliza-se "aonde Diogo os esperava". Não deveria ser "onde"?