PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

quanta

Diz-se de uma grandeza que não pode variar senão pelos quanta....


Quantidade suficiente; quanto baste; usado como fórmula farmacêutica (abreviatura: q.s.)....


quanta | n. m. pl.

Ver quantum....


fotão | n. m.

Partícula elementar de energia luminosa, na teoria dos quanta....


fonão | n. m.

Quantum de energia de vibração de uma rede cristalina, na física da matéria condensada....


mecânica | n. f.

Conjunto das leis que descrevem a evolução dos sistemas microscópicos e fundados sobre a teoria dos quanta....


q.s. | abrev.

Abreviatura da locução latina quantum satis, quanto baste....


quantum | n. m.

Quantidade mínima de energia que pode ser emitida, propagada ou absorvida. [A teoria dos quanta, criada por Max Planck em 1900 e que está está na base de toda a física moderna, afirma que a energia radiante tem, como a matéria, uma estrutura descontínua; não pode existir senão sob a forma de fragmentos, ou quanta, de valor hv, onde h é uma constante universal de valor 6,626 x 10-34 J s, e v a frequência da radiação.]...


Palavras de Eneias ao ver aparecer-lhe em sonhos Heitor coberto de feridas; aplica-se a todo aquele que sofreu grande transformação nas suas ideias, sentimentos, etc....


quanto | quant. interr. pron. interr. | quant. exist. | quant. rel. | conj.

Que grande número de, que grande quantidade de (ex.: quanta saudade tenho tua!)....


quantificar | v. tr.

Aplicar a um fenómeno a teoria dos quanta....



Dúvidas linguísticas



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).



Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: na palavra quatro existe trema?
O Acordo Ortográfico de 1990 suprimiu o trema em palavras portuguesas ou aportuguesadas, conservando-se apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros.

O uso do trema no português do Brasil estava regulamentado pelo Formulário Ortográfico de 1943, que era o texto em vigor para a ortografia brasileira. Neste texto explicita-se que “Emprega-se o trema no u que se pronuncia depois de g ou q e seguido de e ou i: agüentar, argüição, eloqüente, tranqüilo, etc.”. Por este motivo, nunca se poderia empregar correctamente o trema antes de outra vogal como a ou o, mesmo porque nestes casos (ex.: quatro, quociente), o u é sempre lido e não havia necessidade de distinguir a pronúncia com um sinal diacrítico.

Poderá esclarecer esta e outras dúvidas ortográficas utilizando o corrector ortográfico para o português do Brasil que poderá testar em FLiP On-line, seleccionando a opção correspondente à bandeira brasileira.


Ver todas