PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

planeta

Diz-se da Lua ou de outro planeta, quando só deixa ver metade do seu disco....


errante | adj. 2 g.

Diz-se dos astros não fixos (planetas, satélites e cometas)....


Cujo centro é o Sol (falando-se geralmente da latitude e da longitude dos planetas)....


unívoco | adj.

Que designa vários objectos distintos, mas do mesmo género, com o mesmo sentido: Planeta é termo unívoco de Vénus e de Marte....


Relativo a Ganimedes, satélite do planeta Júpiter....


Que é relativo a ou engloba vários planetas (ex.: sistema multiplanetário)....


oblato | adj.

Que tem o diâmetro equatorial maior do que a distância entre os pólos; que é achatado nos pólos (ex.: planeta oblato)....


digressão | n. f.

Desvio aparente de um planeta em relação ao Sol....


extraterrestre | adj. 2 g. | n. 2 g.

Hipotético habitante de outro planeta que não da Terra....


Júpiter | n. m.

Planeta entre Marte e Saturno....


Marte | n. m.

Um dos planetas do sistema solar caracterizado por uma cor avermelhada....


sinódico | adj. | n. m.

Relativo às revoluções dos planetas, com respeito ao Sol, e dos satélites relativamente aos planetas (ex.: período sinódico)....


sismologia | n. f.

Tratado ou estudo dos sismos e dos fenómenos sísmicos do planeta Terra....


geosfera | n. f.

Parte sólida do planeta Terra, composta pela litosfera, pelo manto terrestre e pelo núcleo terrestre....


uraniano | adj. | n. m.

Relativo ao planeta Urano....


Teoria que defende que o planeta Terra é plano....


anel | n. m.

Conjunto de matéria ou poeira que orbita à volta de um corpo celeste, geralmente um planeta, com aparência de um disco (ex.: conseguiu observar os anéis de Saturno)....


asteróide | n. m. | adj. 2 g.

Pequeno planeta telescópio....



Dúvidas linguísticas



Com a nova terminologia como é classificada a palavra "inverno"? Nome próprio ou comum? Esta dúvida prende-se ao facto de este vocábulo passar a ser escrito com letra minúscula por força do novo acordo ortográfico.
A classificação da palavra "inverno" não muda com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, pois este acordo visa alterar apenas a ortografia e não a classificação das classes de palavras.

Para além da convenção de usar maiúsculas em início de frase e das opções estilísticas de cada utilizador da língua, o uso de maiúsculas está previsto pelos documentos legais que regulam a ortografia do português (o Acordo Ortográfico de 1990, ou, anteriormente, o Acordo Ortográfico de 1945, para o português europeu, e o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil).

O Acordo Ortográfico de 1990 deixou de obrigar as maiúsculas, por exemplo, nas estações do ano, mas deve referir-se que o Acordo Ortográfico de 1945 também não obrigava a maiúscula inicial nas palavras "inverno", "primavera", "verão" e "outono" nos significados que não correspondem a estações do ano (ex.: o menino já tem 12 primaveras [=anos]; este ano não tivemos verão [=tempo quente]; o outono da vida).

Um nome próprio designa um indivíduo ou uma entidade única, específica e definida. Antes ou depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, a palavra "inverno" tem um comportamento que a aproxima de um nome comum, pois admite restrições (ex.: tivemos um inverno seco ) e pode variar em número (ex.: já passámos vários invernos no Porto), havendo inclusivamente uma acepção da palavra em que é sinónima de "ano" (ex.: era um homem já com muitos invernos).

A reflexão acima aplica-se a outras divisões do calendário (nomeadamente nomes de meses e outras estações do ano).




Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.


Ver todas