PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

murinos

rickettsiose | n. f.

Nome genérico de todas as doenças causadas pelas rickéttsias (tifo exantemático, tifo murino, febre das montanhas Rochosas, febre fluvial do Japão, etc.)....


priolo | n. m.

Pequena ave passeriforme (Pyrrhula murina) da família dos fringilídeos, endémica da ilha de São Miguel, nos Açores, semelhante ao dom-fafe....


murídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Do rato ou a ele relativo ou semelhante....


murino | adj.

Relativo a rato (ex.: investigação feita em modelos murinos; pâncreas murino)....


bagageiro | n. m. | adj.

Condutor de bagagens....


Ave passeriforme (Thamnophilus murinus) da família dos tamnofilídeos....


Ave passeriforme (Acanthiza murina) da família dos acantizídeos....


choca-murina | n. f.

Ave passeriforme (Thamnophilus murinus) da família dos tamnofilídeos....


Ave passeriforme (Muscisaxicola griseus) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Origma murina) da família dos acantizídeos....


Ave passeriforme (Asthenes griseomurina) da família dos furnariídeos....




Dúvidas linguísticas



Consultando um site estrangeiro sobre bandeiras e numa tradução apressada encontrei vixiologia como a palavra para o estudo das mesmas. Ora, aparentemente, não existe esta palavra em português. Assim solicito me indiquem qual a palavra correcta.
A palavra correcta para este estudo é vexilologia (a palavra está registada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras).



Agradecia que me esclarecessem em que categoria gramatical podemos classificar a locução à espera e qual a melhor forma de dizer: estou à espera de ti ou estou à tua espera.
A locução à espera tem valor de advérbio (ex.: estou à espera há mais de 20 minutos), pelo que se pode classificá-la como uma locução adverbial.

Em relação à segunda questão, que diz respeito à locução prepositiva à espera de, de acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha (p. 327), existem em português certas locuções prepositivas que permitem a substituição do pronome oblíquo tónico (neste caso, o pronome ti), quando antecedido da preposição de, pelo pronome possessivo correspondente (neste caso, o pronome tua). Assim sendo, ambas as construções devem ser consideradas correctas, à semelhança de casos como em frente de ti / à tua frente, em favor de ti / em teu favor ou à mercê de ti / à tua mercê.


Ver todas