PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

flautistas

maniflautista | n. 2 g.

Pessoa que, aplicando as mãos à boca, imita os sons da flauta....


flautista | adj. 2 g. n. 2 g. | n. 2 g.

Que ou quem toca flauta....


aulete | n. m.

Tocador de aulo ou de flauta, na Antiguidade grega....


aulétride | n. f.

Tocadora de aulo, na Grécia antiga....


auletriz | n. f.

Tocadora de aulo, na Grécia antiga....


auleta | n. m.

Tocador de aulo ou de flauta, na Antiguidade grega....


flauta | n. f. | n. 2 g. | n. f. pl.

Instrumento musical de sopro directo, sem palheta....


Ave passeriforme (Microcerculus ustulatus) da família dos trogloditídeos....


Ave passeriforme (Eupetes macrocerus) da família dos eupetídeos....


Ave passeriforme (Gymnorhina tibicen) da família dos artamídeos....


Ave passeriforme (Microcerculus ustulatus) da família dos trogloditídeos....


Ave passeriforme (Microcerculus marginatus) da família dos trogloditídeos....



Dúvidas linguísticas



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).




Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).

Ver todas