PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

flamingos

flamengo | n. m.

O mesmo que flamingo....


fenicóptero | n. m.

Género de aves palmípedes lamelirrostras....


flamingo | n. m.

Designação dada a várias aves pernaltas e palmípedes da família dos fenicopterídeos, de bico recurvo, geralmente com a plumagem rosada, que habita zonas aquáticas....


fenicopteriforme | adj. 2 g. | n. m. | n. m. pl.

Ordem de aves aves pernaltas, de bico encurvado, que compreende os flamingos....


Ave pernalta fenicopteriforme (Phoenicopterus chilensis) da família dos fenicopterídeos....


Ave pernalta fenicopteriforme (Phoenicopterus roseus) da família dos fenicopterídeos....


Ave pernalta fenicopteriforme (Phoeniconaias minor) da família dos fenicopterídeos, mais pequena que o flamingo-rosado e de bico mais escuro....


Ave pernalta fenicopteriforme (Phoenicopterus roseus) da família dos fenicopterídeos....


Ave pernalta fenicopteriforme (Phoenicoparrus andinus) da família dos fenicopterídeos....


Ave pernalta fenicopteriforme (Phoenicopterus ruber) da família dos fenicopterídeos....


Ave pernalta fenicopteriforme (Phoenicoparrus jamesi) da família dos fenicopterídeos....


Ave pernalta fenicopteriforme (Phoenicoparrus andinus) da família dos fenicopterídeos....


Ave pernalta fenicopteriforme (Phoenicoparrus jamesi) da família dos fenicopterídeos....


Ave pernalta fenicopteriforme (Phoenicopterus ruber) da família dos fenicopterídeos....



Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.


Ver todas