Som alto, intenso e súbito no escape de um motor de combustão interna, causado por mistura de ar e combustível que não queimou na câmara de combustão e que explode ao entrar em contacto com oxigénio quente no tubo de escape (ex.: assustou-se com rateres de mota). [Mais usado no plural.]...
Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma
pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.
Gostava de saber o emprego das maiúsculas na língua portuguesa.
O uso das maiúsculas
está regulamentado para o português europeu nas bases XXXIX a XLVII do
Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação.
O
Acordo Ortográfico de 1990 altera, através da sua
Base XIX, alguns usos decorrentes das disposições de 1945, nomeadamente a não obrigatoriedade de maiúsculas em meses e estações do ano.