PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

estratégia

comunicacional | adj. 2 g.

Relativo a comunicação (ex.: estratégia comunicacional)....


Que protela ou pretende protelar (ex.: estratégia protelatória, intuito protelatório)....


estratega | n. 2 g.

Pessoa especialista em estratégia....


tanatose | n. f.

Estratégia de alguns animais que consiste em simular a morte, geralmente para enganar um predador ou uma presa....


operacional | adj. 2 g. | n. 2 g.

Que é relativo às operações militares ou ao aspecto especificamente militar da estratégia....


Estudo de estratégias de combate ao cancro baseadas na activação do sistema imunitário....


Estudo de estratégias de combate ao cancro baseadas na activação do sistema imunitário....


estratégia | n. f.

Ciência das operações militares....


Forma contemporânea do capitalismo dominada por motivações específicas e por novas estratégias....


Acção ou estratégia para impedir ao inimigo ou a uma entidade o acesso a informação verdadeira, nomeadamente com divulgação de informações falsas....


inotropismo | n. m.

Efeito que algumas substâncias têm sobre a capacidade de contracção do músculo cardíaco (ex.: foi seguida estratégia de inotropismo; bradicardia sinusal em doente com fármacos que facilitam o inotropismo negativo)....


segundo-mundista | adj. 2 g. | n. 2 g.

Relativo ao Segundo Mundo ou a países em processo intermédio de desenvolvimento económico e social (ex.: estratégia segundo-mundista)....


Acto ou efeito de produtizar ou de transformar em algo que pode ser produzido em larga escala com custos competitivos (ex.: estratégia de produtização)....


Manobra ou estratégia usada para desviar a atenção do que está em discussão, geralmente em contextos políticos....


estrategista | adj. 2 g. n. 2 g.

Que ou quem é versado em estratégia....


diversório | adj. | n. m.

Em que há diversão; que serve para distrair ou confundir (ex.: estratégia diversória)....



Dúvidas linguísticas



Qual destas frases está correcta: «Ele assegurou-me que viria» ou «Ele assegurou-me de que viria»? Li que o verbo "assegurar" é regido pela preposição "de" quando é conjugado pronominalmente; no entanto, só me soa bem dessa forma quando ele é conjugado reflexivamente, como em "Eles asseguraram-se de que não eram seguidos". Afinal, como é que é? Obrigada.
Os dicionários que registam as regências verbais, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou o Dicionário sintáctico de verbos portugueses, estipulam que o verbo assegurar é regido pela preposição de apenas quando usado como pronominal (ex.: quando saiu de casa assegurou-se de que as janelas estavam fechadas). Para além do uso pronominal, o verbo assegurar pode ainda ser transitivo directo ou bitransitivo, isto é, seleccionar complementos não regidos por preposição (ex.: os testes assegurariam que o programa iria funcionar sem problemas; o filho assegurou-lhe que iria estudar muito).

Este uso preposicionado do verbo assegurar na acepção pronominal nem sempre é respeitado, havendo uma tendência generalizada para a omissão da preposição (ex.: quando saiu de casa assegurou-se que as janelas estavam fechadas). O fenómeno de elisão da preposição de como iniciadora de complementos com frases finitas não se cinge ao verbo assegurar, acontecendo também com outros verbos, como por exemplo aperceber (ex.: não se apercebeu [de] que estava a chover antes de sair de casa) ou esquecer (ex.: esquecera-se [de] que havia greve dos transportes públicos).




A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).


Ver todas