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envilecem

sevandijar | v. tr. e pron.

Tornar ou tornar-se sevandija; causar ou sofrer humilhações vergonhosas....


envelhecer | v. tr., intr. e pron.

Fazer ou fazer-se velho....


envilecedor | adj. n. m.

Que ou aquele que envilece....


envilecido | adj.

Que envileceu; que se tornou vil ou desprezível....


aviltamento | n. m.

Acto ou efeito de aviltar ou de se aviltar....


aviltação | n. f.

Acto ou efeito de aviltar ou de se aviltar....


aviltar | v. tr. e pron. | v. tr.

Tornar(-se) vil, desprezível....


envilecer | v. tr., intr. e pron.

Tornar ou tornar-se vil ou desprezível....



Dúvidas linguísticas



Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).




As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.

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