PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

eczema

atópico | adj.

Relativo a atopia (ex.: dermatite atópica; eczema atópico)....


disidria | n. f.

Eczema ou erupção cutânea nos pés ou nas mãos, geralmente acompanhado de comichão ou sensação de queimadura....


eczema | n. m.

Afecção vesiculosa e pruriente da pele....


disidrose | n. f.

Eczema ou erupção cutânea nos pés ou nas mãos, geralmente acompanhado de comichão ou sensação de queimadura....


xerótico | adj.

Relativo a xerose ou que apresenta xerose ou secura e esclerose (ex.: eczema xerótico; pele xerótica; prurido xerótico)....


Relativo a intertrigem ou intertrigo (ex.: eczema intertriginoso)....


alergia | n. f.

Hipersensibilidade natural provocada em certas pessoas por várias substâncias ingeridas, tais como cogumelos, mariscos, alguns frutos, etc. (A alergia é quase sempre hereditária e atribuem-se-lhe certas doenças: asma, eczema, urticária, etc.)...


subvariedade | n. f.

Divisão de uma variedade (ex.: subvariedade de alface; subvariedades de eczema seborreico)....


eczematoso | adj.

Que tem o carácter de eczema; que padece de eczema....



Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




Como deverá ser: vice-diretores ou vices-diretores?
Vice- é um elemento de formação que indica "que substitui" ou "que está abaixo" (ex.: vice-presidente, vice-campeão) e não admite flexão (ex.: vice-presidentes, vice-campeões). Este elemento, segundos os textos que regulam a ortografia (tanto no português europeu como no português do Brasil, e tanto antes como depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990), deverá sempre estar ligado por hífen à palavra seguinte. Por vezes, a palavra vice é usada como redução de palavras que contêm o elemento vice- (ex.: o director estava ausente e foi representado pelo vice[-director]), correspondendo nesse caso a um substantivo que admite flexão (ex.: o director estava ausente e foi representado por um dos vices).

Ver todas