PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

desmitificação

Acto ou efeito de mitificar ou de se mitificar....


Acto ou efeito de desmistificar (ex.: desmistificação de temas religiosos)....


demitizar | v. tr.

Retirar o carácter mítico ou mitológico a algo....


desmistificar | v. tr.

Fazer cessar o carácter místico ou misterioso de alguma coisa....


desmitificar | v. tr. e pron.

Desfazer ou desfazer-se um mito; tirar ou perder o carácter de mito em relação a alguma coisa ou a alguém....


desmitizar | v. tr.

Retirar o carácter mítico ou mitológico a algo....




Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Gostaria de saber qual é o adjetivo pátrio de Kosovo?
O gentílico kosovar, relativo à região do Kosovo, aparece registado em dicionários de língua portuguesa, como o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa ou o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa.

Ver todas