PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

chororó

chororô | n. m.

Choradeira, choro (ex.: chega de chororô!)....


Ave passeriforme (Cercomacroides laeta) da família dos tamnofilídeos....


Ave passeriforme (Cercomacra nigricans) da família dos tamnofilídeos....


Ave passeriforme (Cercomacra brasiliana) da família dos tamnofilídeos....


Ave passeriforme (Cercomacroides parkeri) da família dos tamnofilídeos....


Ave passeriforme (Cercomacroides tyrannina) da família dos tamnofilídeos....


Ave passeriforme (Cercomacroides serva) da família dos tamnofilídeos....


chororó | n. m.

Designação dada a várias aves passeriformes da família dos tamnofilídeos, dos géneros Cercomacra e Cercomacroides....


Ave passeriforme (Cercomacra cinerascens) da família dos tamnofilídeos....


Ave passeriforme (Cercomacra manu) da família dos tamnofilídeos....


Ave passeriforme (Cercomacra melanaria) da família dos tamnofilídeos....


Ave passeriforme (Cercomacra ferdinandi) da família dos tamnofilídeos....


Ave passeriforme (Cercomacroides fuscicauda) da família dos tamnofilídeos....




Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Podem informar-me se o verbo queixar-se pode ser utilizado sem o pronome reflexivo e em que situação isso ocorre.
O verbo queixar-se é um verbo pronominal; no entanto, o pronome se não é um pronome reflexo, mas o que é designado por “se inerente”. Esta construção é diferente da construção reflexa lavar-se, em que o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente da sua acção (eu lavo-me = eu sou lavado por mim), ou da construção reflexa recíproca beijar-se, em que um sujeito complexo ou colectivo é ao mesmo tempo agente e paciente da mesma acção (o casal beija-se = cada um dos elementos do casal beija e é beijado); em ambas estas construções, o pronome reflexo desempenha uma função de complemento directo. Na construção queixar-se, porém, não há uma acção do sujeito sobre si próprio (eu queixo-me = *eu sou queixado por mim; o asterisco indica agramaticalidade), e o pronome pessoal não tem valor reflexo, nem reflexo recíproco, nem impessoal, nem apassivante, mas parece fazer parte do verbo e das suas propriedades lexicais. No caso de queixar-se, nenhuma das acepções do verbo permite outra forma que não a pronominal (ex.: *ele queixou à irmã; *o doente queixava de dores de cabeça). Há ainda o caso de outros verbos que admitem quer uma construção não pronominal (ex.: esqueci o livro em casa) quer uma construção pronominal com um se inerente (ex.: esqueci-me do livro em casa).

Ver todas