PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

bocarras

bocarra | n. f. | n. m.

Grande boca....


bocaça | n. f.

Boca muito grande....


Ave passeriforme (Sarcophanops samarensis) da família dos eurilaimídeos....


Ave passeriforme (Eurylaimus ochromalus) da família dos eurilaimídeos....


Ave passeriforme (Psarisomus dalhousiae) da família dos eurilaimídeos....


Ave passeriforme (Cymbirhynchus macrorhynchos) da família dos eurilaimídeos....


Ave passeriforme (Corydon sumatranus) da família dos eurilaimídeos....


Ave passeriforme (Calyptomena viridis) da família dos caliptomenídeos....


Ave passeriforme (Eurylaimus javanicus) da família dos eurilaimídeos....


Ave passeriforme (Calyptomena viridis) da família dos caliptomenídeos....


Ave passeriforme (Pseudocalyptomena graueri) da família dos eurilaimídeos....


Ave passeriforme (Sarcophanops steerii) da família dos eurilaimídeos....



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.

Ver todas