PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

atributo

inerente | adj. 2 g.

Que é atributo ou propriedade de algo ou alguém....


magnífico | adj.

Que causa imensa admiração pelas suas qualidades ou atributos....


marmóreo | adj.

Que tem algum dos atributos do mármore (frio, duro, insensível, branco, etc.)....


pânteo | adj.

Que reúne os símbolos ou atributos de muitas divindades....


Que tem certas qualidades ou atributos....


Diz-se das proposições que, tendo o mesmo sujeito e o mesmo atributo, diferem entre si por uma ser afirmativa e a outra negativa....


Que não tem os atributos físicos ou morais geralmente atribuídos aos heróis (ex.: figura anti-heróica)....


Que tem desprezo por ou que subvaloriza as suas capacidades, os seus atributos ou os seus feitos (ex.: o autor recorre frequentemente ao humor autodepreciativo)....


larilas | n. m. 2 núm. | adj. 2 g. 2 núm.

Que revela atributos geralmente associados à homossexualidade masculina....


sintoma | n. m.

Sinal que indica uma doença ou mudança no curso de uma doença....


panilas | n. m. 2 núm. | adj. 2 g. 2 núm.

Que revela atributos geralmente associados à homossexualidade masculina....


cariz | n. m.

Conjunto dos atributos ou das propriedades que caracterizam algo (ex.: música de cariz popular)....


herói | n. m.

Pessoa ou personagem de ficção que tem atributos físicos ou morais muito positivos....


Apreciação desfavorável que alguém faz de si mesmo, das suas capacidades, dos seus atributos ou dos seus feitos (ex.: o indivíduo alterna entre momentos de autoconfiança e de autodepreciação)....


apanágio | n. m.

Privilégio, atributo, qualidade inerente....


atributo | n. m. | n. m. pl.

Qualidade própria e inerente....


anti-herói | n. m.

Pessoa ou personagem de ficção à qual faltam os atributos físicos ou morais geralmente atribuídos aos heróis....



Dúvidas linguísticas



Como escrevo auto percepção? Junto, com hífen, ou separado?
A palavra autopercepção escreve-se sem hífen, antes ou depois da aplicação das regras para o uso do hífen preconizadas pelo Acordo Ortográfico de 1990 (na norma do Português de Portugal, com a aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, deverá escrever-se autoperceção, uma vez que o -p- não pronunciado deve deixar de ser escrito).

Antes da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: auto-afirmação), h (ex.: auto-hemoterapia), r (ex.: auto-rádio) ou s (ex.: auto-satisfação).

Depois da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por o (ex.: auto-observação) ou h (ex.: auto-hemoterapia). Quando o prefixo é seguido de r ou s, estas consoantes são duplicadas (ex.: autorrádio, autossatisfação).




Estou com algumas dúvidas em relação à Língua Portuguesa:
1) É correto utilizar nos textos o sinal de pontuação ?! ou ?! ? Já vi em alguns textos, mas não sei se é correta essa utilização. Costumo às vezes utilizar, mas até hoje não sei se é correto ou não.
2) Não entendo muito bem a utilização do travessão em alguns casos. Exemplo (temos um diálogo que vem seguido da fala do narrador, e em seguida o personagem retoma a fala como no exemplo abaixo): - José venha aqui. - falou Pedro (finaliza a fala do personagem) -Vou te prender. (E este travessão?) O que vocês podem me informar sobre essa utilização de pontuação? (Travessão). Li a respeito que o segundo travessão apresentado estaria finalizando a fala do personagem, mas ao mesmo tempo como assim finalizando, se logo em seguida existe outro travessão? Não consigo compreender.
O ponto de interrogação (?) é utilizado para indicar na escrita uma pergunta directa (ex.: Vais demorar?). O ponto de exclamação (!) é utilizado para indicar na escrita um estado emotivo ou uma interjeição (ex.: Que demora!). A utilização conjunta destes dois sinais (?! ou !?) é frequente quando se pretende combinar estas duas funções e não há nada que desaconselhe a sua utilização para transmitir simultaneamente uma pergunta directa e um estado emotivo particular (ex.: Não acredito; ainda vais demorar?!).

O travessão é um sinal de pontuação usado, entre outras coisas, para introduzir uma mudança de discurso (normalmente para introduzir o discurso directo) ou de locutor. Desta forma, na frase apresentada (– José, venha aqui. – falou Pedro. – Vou te prender.), o primeiro travessão introduz o discurso directo, o segundo indica o fim do discurso directo, mostrando que o que se segue é uma indicação do narrador e já não da personagem, e o terceiro indica a retoma do discurso directo, indicando nova fala da mesma personagem.


Ver todas