PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

Sons

Que se parece à guitarra, no feitio ou no som....


aviolado | adj.

Que tem forma de viola....


chus | adv.

Mais....


Em forma de crescente, arqueado, curvo....


com | prep.

Estabelece várias relações: companhia, modo, instrumento, causa, quantidade indeterminada....


embuzinado | adj.

Que tem o som da buzina; que saiu da buzina; amuado....


Morto por estrangulação; apertado, constrangido....


fonético | adj.

Relativo à voz ou ao som das palavras....


fónico | adj.

Abóbada de forma elíptica para que o eco repita nela os sons....


fum | interj.

Onomatopeia indicativa de som nasal ou do acto de fungar....


Diz-se do eco que repete o som sete vezes....


Que tem o mesmo som ou que se pronuncia da mesma maneira....


insonoro | adj.

Que não soa ou não tem som....


ingente | adj. 2 g.

De grandes dimensões....



Dúvidas linguísticas



Em uma determinada frase foi usado: "Em acontecendo que o caso seja revisto..... "
Esta construção da frase acima está correta?
No português contemporâneo, a construção com o gerúndio antecedido da preposição em é possível, apesar de relativamente rara.

Esta construção é enfática, não acrescenta nenhuma informação ao uso do gerúndio simples. É possível encontrá-la com uma função adverbial, geralmente para indicar simultaneidade ou anterioridade imediata (ex.: em chegando o tempo quente, vamos à praia), ou ainda para indicar um valor condicional (ex.: em querendo [= se ele quiser], ele consegue; em sendo necessário [= se for necessário], eu venho cá ajudar).




Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).


Ver todas