Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Peitas

2ª pess. sing. pres. ind. de peitarpeitar
fem. pl. de peitapeita
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pei·tar pei·tar 2

- ConjugarConjugar

(peita + -ar)
verbo transitivo

1. Oferecer algo, geralmente dinheiro ou bens, para que se faça ou consiga uma coisa ilegal; comprar com peitas ou dádivas. = CORROMPER, SUBORNAR

2. [Antigo]   [Antigo]  Pagar peita.

3. [Regionalismo]   [Regionalismo]  Melindrar, magoar moralmente.


pei·tar pei·tar 1

- ConjugarConjugar

(peito + -ar)
verbo transitivo

1. Enfrentar sem medo.

2. [Brasil: Nordeste]   [Brasil: Nordeste]  Dar um encontrão. = CHOCAR


pei·ta pei·ta


(latim pactum, -i , acordo, pacto)
nome feminino

1. Dádiva para subornar. = SUBORNO

2. [Antigo]   [Antigo]  Tributo que pagavam os que não eram fidalgos. = PEITO

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...empre ego justitia fecit [sempre fiz justiça]” –, o diabo responde: “— E as peitas [subornos] dos judeus/ que a vossa mulher levava??

Em De Rerum Natura

...juízes, advogados, jurados, mais a polícia, como o cão daquele lúgubre prostíbulo… Caras vinagre, peitas verdes, peitas verdes caras vinagre, homens murchos, desfeitos, escuros, cansados, homens-coisas, homens penas, poeira...

Em Rua das Pretas

19 Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas ;;

Em batalhabibliaonline.blogs.sapo.pt

5 Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente..

Em batalhabibliaonline.blogs.sapo.pt

4 O rei com juízo sustém a terra, mas o amigo de peitas a transtorna..

Em batalhabibliaonline.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como dizer correctamente: ...a área que mais lhe fascina ou ... a área que mais a fascina?
O verbo fascinar é tradicionalmente registado nos dicionários como transitivo directo, isto é, como um verbo que selecciona um complemento nominal obrigatório que não é introduzido por uma preposição (ex.: esta área fascinou o aluno), não sendo consideradas aceitáveis construções com um complemento indirecto, isto é, um complemento nominal obrigatório introduzido por uma preposição (ex.: *esta área fascinou ao aluno; o asterisco indica agramaticalidade). Quando há pronominalização dos complementos de terceira pessoa, o complemento directo corresponde aos pronomes pessoais o, a os, as e o complemento indirecto aos pronomes pessoais lhe, lhes. Assim, relativamente aos exemplos acima referidos, a pronominalização do complemento directo da frase esta área fascinou o aluno deve ser feita com o pronome o (esta área fascinou-o), pois trata-se de um complemento directo, e não com o pronome lhe (*esta área fascinou-lhe).

Em relação às frases apontadas na dúvida colocada, o caso é o mesmo. Deverá ser usada a construção a área que mais a fascina (equivalente a a área que mais fascina alguém) e não a construção *a área que mais lhe fascina (equivalente a *a área que mais fascina a alguém).




Eu gostaria de saber se a palavra pró-atividade se escreve junto ou sem hífen e o significado da mesma.
Os dicionários de língua portuguesa não são unânimes em relação à grafia destas palavras, que alternam entre pró-actividade (pró-atividade, no português do Brasil) e proactividade (proatividade, no português do Brasil) e pró-activo (pró-ativo, no português do Brasil) e proactivo (proativo, no português do Brasil), uma vez que existem ambos os prefixos (pró- e pro-) com o sentido “a favor" ou "em defesa de”. O prefixo pró- separa-se sempre do elemento seguinte por hífen (ex.: pró-actividade, pró-americano, pró-ocidental, pró-socialista) e o prefixo pro- nunca se separa do elemento que se lhe segue (ex.: proactividade, procataléctico, procatártico), pelo que nenhuma das grafias pode ser considerada incorrecta, apesar de se notar uma tendência mais acentuada, nas obras lexicográficas, para o uso do prefixo pró-. O uso e registo das formas proactivo e proactividade podem também estar relacionados com o facto de o étimo mais próximo dessas palavras ser o inglês proactive.

Pró-actividade é um conceito utilizado frequentemente na área de gestão de empresas e designa a capacidade que alguém ou algo tem de fazer com que determinadas coisas aconteçam ou se desenvolvam.

É de referir que, pelo menos até à entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, as formas proactividade e pró-actividade são exclusivas do português europeu e as formas proatividade e pró-atividade são exclusivas do português do Brasil.

pub

Palavra do dia

o·ven·çal o·ven·çal


(ovença + -al)
nome masculino

1. [Antigo]   [Antigo]  Pessoa encarregada de uma despensa. = DESPENSEIRO, ECÓNOMO

2. [Antigo]   [Antigo]  Cobrador de rendas.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Peitas [consultado em 19-10-2021]