PT
BR
Pesquisar
Definições



Naves

A forma Navesé [feminino plural de navenave].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
navenave
( na·ve

na·ve

)


nome feminino

1. [Linguagem poética] [Linguagem poética] Navio.

2. O mesmo que nave espacial.

3. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Espaço longitudinal numa igreja, entre fileiras de colunas ou entre as colunas e a parede (ex.: naves laterais; nave principal).

4. Parte do templo destinada aos fiéis.

5. [Figurado] [Figurado] Templo ou local sagrado.

6. Espaço amplo, geralmente numa instalação desportiva (ex.: nave polivalente; o centro de desportos tem duas naves com bancadas).


[Astronomia] [Astronomia]  Veículo concebido para viagens no espaço para além da atmosfera terrestre. = ESPAÇONAVE

etimologiaOrigem etimológica:latim navis, -is, navio, barco, embarcação.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Naves" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



Em "Ninguém te vai agradecer", qual a função sintáctica de te? Será complemento indirecto?
O pronome pessoal te pode desempenhar função de complemento directo (ex.: vi-te ontem) ou de complemento indirecto (ex.: dei-te um beijo). No caso em apreço, o pronome te desempenha a função de complemento indirecto, uma vez que corresponde à pronominalização de uma construção do verbo agradecer como transitivo indirecto, com a preposição a (agradecer-te = agradecer a ti), podendo ocorrer com um complemento directo (ex.: ninguém te vai agradecer o favor = ninguém to vai agradecer).
Para determinar a função sintáctica deste pronome, é útil substituir a segunda pessoa gramatical (tu > te) pela terceira (ele > o/lhe), pois neste caso o complemento directo e o complemento indirecto têm formas diferentes, o para o complemento directo, lhe para o complemento indirecto (ex.: ninguém vai agradecer o favor ao rapaz > ninguém lhe vai agradecer o favor / *ninguém o vai agradecer o favor; o asterisco indica agramaticalidade).

Para dúvidas deste teor, poderá consultar uma obra como o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, dirigido por João Malaca CASTELEIRO (Lisboa: Texto Editores, 2007), que contém a explicitação das funções sintácticas de cada verbo.