PT
BR
Pesquisar
Definições



Muamba

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
muambamuamba
( mu·am·ba

mu·am·ba

)
Imagem

AngolaAngola

CulináriaCulinária

Guisado feito com óleo de palma (ex.: muamba de galinha).


nome feminino

1. Tipo de cesto para transportar mercadorias.

2. [Angola] [Angola] [Culinária] [Culinária] Guisado feito com óleo de palma (ex.: muamba de galinha).Imagem

3. [Brasil] [Brasil] Furto de mercadorias armazenadas em portos ou armazéns.

4. [Brasil] [Brasil] Comércio de produtos roubados.

5. [Brasil] [Brasil] Produto contrabandeado (ex.: a muamba entra pela fronteira paraguaia). = BORÓ, CONTRABANDO

6. [Brasil] [Brasil] Atitude ou comportamento de má-fe. = FRAUDE, VELHACARIA

7. [Brasil] [Brasil] [Religião] [Religião] No candomblé, bruxedo, feitiço.

etimologiaOrigem etimológica:quimbundo muhamba, engradado de hastes e folhas de palmeiras usado em viagens, cesto, carga, carreto.

MuambaMuamba

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Quando digito "qüinqüênio" aparece como palavra não encontrada,corrigindo para "quinquénio".Como ela aparece no Aurélio e no Michaelis,pergunto a razão deste desencontro.
Os tremas não são utilizados na norma ortográfica do português de Portugal, daí que quinquénio tenha entrada no Dicionário de Língua Portuguesa On-Line, ao contrário de qüinqüênio, cuja ortografia segue a norma brasileira. A diferença do sinal diacrítico (-énio / -ênio) explica-se pelo facto de em Portugal o e desse sufixo ser aberto, como o e de médico, e no Brasil ser fechado, como o e de pêra.