PT
BR
Pesquisar
Definições



boró

Será que queria dizer boro?

A forma boróé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
boró1boró1
( bo·ró

bo·ró

)


nome masculino

1. [Brasil: Norte, Nordeste] [Brasil: Norte, Nordeste] [História] [História] Ficha ou vale emitido por particulares ou por municipalidades que circulava como moeda divisionária no fim do século XIX e no início do século XX.

2. [Brasil: Norte, Nordeste] [Brasil: Norte, Nordeste] Qualquer quantia de dinheiro. (Mais usado no plural.) = BAGO, BUFUNFA, CACAU, CARAMINGUÁ, CAROÇO, GRANA, JABACULÊ, JIBUNGO, JIMBO, MASSA

3. [Brasil: Nordeste, Popular] [Brasil: Nordeste, Popular] Bilhete de eléctrico que circulava como dinheiro.

4. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Situação agitada ou de grande confusão. = ROLO, TUMULTO

5. [Brasil: Nordeste, Popular] [Brasil: Nordeste, Popular] Produto contrabandeado. = CONTRABANDO, MUAMBA

6. [Brasil: Nordeste, Popular] [Brasil: Nordeste, Popular] Tabaco de baixa qualidade.

7. [Brasil: Nordeste, Popular] [Brasil: Nordeste, Popular] Cigarro de haxixe ou marijuana. = CHARRO

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa.

boró2boró2
( bo·ró

bo·ró

)


nome masculino

[Ictiologia] [Ictiologia] Peixe (Paratrygon motoro) semelhante à raia, da família dos dasiatídeos, cuja cauda tem dois ferrões sobrepostos, encontrado nos rios Amazonas e Paraguai. = BORÔ, MOTORO

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:cardume.
boróboró

Palavras vizinhas

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Deparei-me com um problema linguístico ao qual não sei dar resposta. Como se deve escrever: semi sombra, semisombra, semi-sombra ou semissombra?
A grafia correcta é semi-sombra, se estiver a utilizar a ortografia segundo o Acordo Ortográfico de 1945, isto é, anterior ao Acordo Ortográfico de 1990. Segundo o Acordo de 1945, na base XXIX, e segundo o Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, o prefixo semi- só se escreve com hífen quando a palavra que se lhe segue começa por h (ex.: semi-homem), i (ex.: semi-inconsciente), r (ex.: semi-racional) ou s (ex.: semi-selvagem). Já o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, acrescenta que este prefixo é grafado com hífen sempre que a palavra que se lhe segue começa por qualquer vogal. Daí a divergência na escrita entre a norma portuguesa (ex.: semiaberto, semiesfera, semioficial, semiuncial) e a norma brasileira (ex.: semi-aberto, semi-esfera, semi-oficial, semi-uncial).

Se, porém, estiver a utilizar a grafia segundo o Acordo Ortográfico de 1990, a grafia correcta é semissombra. Segundo este acordo, na sua Base XVI, não se emprega o hífen "nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo estas consoantes duplicar-se" (ex.: semirracional, semissegredo). Ainda segundo esta mesma base, deixa de haver divergência entre a norma portuguesa e a brasileira, pois apenas deverá ser usado o hífen quando a palavra seguinte começa por h (ex.: semi-histórico) ou pela mesma vogal em que termina o prefixo (ex.: semi-internato) e não quando se trata de vogal diferente (ex.: semiautomático).