Significado de lastreares-vo-lo

    A forma lastreares-vo-lopode ser [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de lastrearlastrear] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de lastrearlastrear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    lastrearlastrear
    ( las·tre·ar

    las·tre·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    O mesmo que lastrar.

    etimologiaOrigem:lastro + -ear.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    lastrar | v. intr. | v. tr.

    Meter lastro....


    lastrear | v. tr. e intr.

    O mesmo que lastrar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "lastreares-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Em https://www.flip.pt/Duvidas.../Duvida-Linguistica/DID/777 vocês concluem dizendo "pois trata-se de uma oração subordinada condicional, introduzida pela conjunção se". Nesse caso, pelas mesmas regras ali expostas, não teria de ser "pois se trata"? O "pois" não atrai nunca próclise?