Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Inca

incainca | adj. 2 g. | n. m. | n. m. pl.
Será que queria dizer inça?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

in·ca in·ca


adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Relativo aos incas.

nome masculino

2. Título dos soberanos do Peru antes do domínio espanhol.

3. [Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Língua dos incas.

4. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a várias aves apodiformes da família dos troquilídeos, do género Coeligena.


incas
nome masculino plural

5. Povo que ocupava o Peru, quando os espanhóis o conquistaram.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "Inca" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

, promovida pelo Instituto Nacional de Câncer ( Inca )..

Em Caderno B

...Oncoclínicas, também chefe da Divisão de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional de Câncer ( Inca )..

Em Caderno B

...quarto lugar no ranking de tumores que mais matam mulheres no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer)..

Em www.blogdocolares.com

...O dado consta de estudo divulgado hoje (29) pelo Instituto Nacional de Câncer ( Inca ), durante o seminário “Atividade física no controle de câncer: recomendações e impactos econômicos...

Em Caderno B

...nas últimas quatro décadas, foi muito significativo, segundo o Instituto Nacional do Câncer ( Inca )..

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Tenho algumas dúvidas relativamente à posição do pronome nas seguintes estruturas gramaticais, deve dizer-se: a) gostava de o ver ou gostava de vê-lo; b) tenho o prazer de o convidar ou tenho o prazer de convidá-lo?
Nas frases apontadas, ambas as hipóteses podem ser utilizadas e nenhuma delas é considerada incorrecta. Nas hipóteses gostava de vê-lo e tenho o prazer de convidá-lo, o pronome átono o ocupa a sua posição canónica, à direita do verbo de que depende (ver e convidar, respectivamente), mas, na colocação dos clíticos, as preposições provocam geralmente a próclise, isto é, a atracção do clítico para antes do verbo (gostava de o ver e tenho o prazer de o convidar). Esta colocação proclítica é, no entanto, obrigatória quando o verbo está no infinitivo flexionado (ex.: Empresto-te o livro, mas é para o leres com atenção; Ele indignou-se por lhe omitirmos informação; e nunca *Empresto-te o livro, mas é para lere-lo com atenção; *Ele indignou-se por omitirmos-lhe informação; o asterisco indica agramaticalidade).

A descrição feita acima não se aplica à preposição a, com a qual não há geralmente atracção do clítico (ex.: Eles estavam a insultar-se; Aconselhei as crianças a reconciliarem-se; e não *Eles estavam a se insultar; Aconselhei as crianças a se reconciliarem), senão em registos dialectais do português europeu e, mais frequentemente, no português do Brasil.




Em que situações se utiliza a fim e afim?
Para distinguir entre a fim e afim, é necessário compreender que se trata de duas expressões homófonas (isto é, que se pronunciam da mesma maneira, mas têm grafias e significados distintos) que correspondem a duas construções diferentes. A expressão a fim usa-se na locução prepositiva a fim de, para indicar uma finalidade ou um objectivo, sendo equivalente a para. Usa-se ainda a locução estar a fim de, com o significado de “ter vontade ou desejo de algo”. O adjectivo afim usa-se com o significado de “que tem semelhanças ou afinidades com algo ou alguém” e é flexionável (ex.: trataram o assunto em agenda e um outro afim deste; não tinham interesses afins).
pub

Palavra do dia

cor·mo·rão cor·mo·rão


(francês cormoran)
nome masculino

[Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a várias aves aquáticas do género Phalacrocorax, de plumagem negra ou acinzentada, pescoço longo, bico comprido e recurvado e patas curtas, do tamanho aproximado de um pato. = BIGUÁ, CORVO-MARINHO, GALHETA

Plural: cormorões.Plural: cormorões.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Inca [consultado em 03-07-2022]