Significado de INDAGARA-NO-LAS

    A forma INDAGARA-NO-LASpode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de indagarindagar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de indagarindagar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    indagarindagar
    ( in·da·gar

    in·da·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Informar-se, perguntando.

    2. Procurar; descobrir; averiguar; pesquisar; esquadrinhar.

    verbo intransitivo

    3. Proceder a indagações.

    etimologiaOrigem:latim indago, -are, seguir a pista, o rasto, investigar, descobrir.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    indagativo | adj.

    Que indaga ou serve para indagar....


    oxente | interj.

    Exprime estranheza, indagação ou surpresa....


    oxe | interj.

    Exprime estranheza, indagação ou surpresa....


    Indagação ou pesquisa que se faz buscando, examinando e interrogando....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "INDAGARA-NO-LAS" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Considero de extrema valia o site da Priberam. Tem me sido útil e o consulto com freqüência. O trabalho feito é realmente de qualidade. Gostaria de aproveitar a ocasião e questionar a respeito da palavra infungível, que consultei no site e embora conste que a palavra existe, não consegui obter seu significado. Agradeço a atenção e gostaria, se fosse possível, obter o significado desta palavra.


      Acabo de reparar que nas Definições - Acordo Ortográfico de 1990 - Variedade do Português - distinguem-se duas Normas, uma Europeia e outra Brasileira. A minha pergunta é: Porque é que a norma utilizada em PORTUGAL é designada por norma europeia - que eu saiba não existe mais nenhum país na Europa cuja língua oficial seja o Português - quando a norma utilizada no Brasil é designada por norma brasileira e não sul americana?
      Vejo isso como uma descriminação em relação ao país onde nasceu a língua portuguesa. Já encontrei na internet entidades, que ganham dinheiro a ensinar a língua portuguesa, a afirmar que o português falado no Brasil é mais puro do que aquele que é falado em Portugal. Duvido que as entidades brasileiras aceitassem de braços caídos que a versão da língua portuguesa que eles falam fosse designada como Norma Sul Americana.