PT
BR
Pesquisar
Definições



Excepcionara

Será que queria dizer excepcionará?

A forma Excepcionarapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de excepcionarexcecionarexcepcionar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de excepcionarexcecionarexcepcionar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
excepcionarexcecionarexcepcionar
|eiscèç ou escèç| |eiscèç ou escèç| |eiscèpç ou escèpç|
( ex·cep·ci·o·nar ex·ce·ci·o·nar

ex·cep·ci·o·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Direito] [Direito] Opor excepção (em juízo).

etimologiaOrigem etimológica:latim exceptio, -onis, excepção + -ar.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: excecionar.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: excepcionar.
grafiaGrafia no Brasil:excepcionar.
grafiaGrafia em Portugal:excecionar.
ExcepcionaraExcepcionara


Dúvidas linguísticas



Qual a divisão silábica de obstáculo?
A divisão silábica para translineação da palavra obstáculo deverá ser obs.tá.cu.lo.

A divisão silábica para translineação está regulada para o português europeu pela base XLVIII do Acordo Ortográfico de 1945 ou pela base XXI do Acordo Ortográfico de 1990.

Segundo o texto legal, nas sequências com mais de duas consoantes, se houver um grupo indivisível (isto é, as sequências bl, cl, dl, gl, pl, tl; br, cr, dr, gr, pr, tr; ch, fl, vl; fr, vr; nh, lh), a divisão faz-se com esse grupo em início de sílaba, ficando a(s) consoante(s) restante(s) ligada(s) à sílaba anterior (ex.: a.col.cho.ar, angs.tröm, cam.brai.a, cir.cuns.cri.ção, cons.tran.ge.dor, des.bra.var, des.fral.dar, des.plu.mar, des.pri.mor, ec.tlip.se, em.ble.ma, es.gri.mir, hi.po.con.dri.a, in.clu.ir, in.gle.sar, ins.cre.ver, in.tri.gar, trans.gre.dir). Nestas mesmas sequências com mais de duas consoantes, se não houver grupos indivisíveis, a divisão faz-se sempre antes da última consoante (ex.: abs.ten.ção, an.tárc.ti.co, disp.nei.a, felds.pa.to, in.ters.te.lar, lamb.da.cis.mo, sols.ti.ci.al, tungs.té.ni.o).




Conhecem a existência de algum documento que possua informação sobre a frequência de ocorrência de palavras portuguesas?
Os resultados do projecto Léxico Multifuncional Computorizado do Português Contemporâneo estão disponíveis no site do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Aí poderá ter acesso a um léxico de frequências de 26443 vocábulos baseado na análise de corpora.