Significado de desistia-vo-lo

    A forma desistia-vo-lopode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de desistirdesistir] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de desistirdesistir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    desistirdesistir
    ( de·sis·tir

    de·sis·tir

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    1. Não querer continuar ou deixar de ter determinado objetivo (ex.: já desisti dessa ideia; o requerente desistiu da ação; nunca desistiu de lutar; força, não desista). = ABSTER-SE, RENUNCIAR ≠ INSISTIR, PERSISTIR

    2. Abandonar uma competição ou concurso (ex.: o judoca desistiu do torneio; metade dos candidatos desistiu).

    verbo intransitivo

    3. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Expulsar excrementos pelo ânus. = DEFECAR, EVACUAR

    etimologiaOrigem:latim desisto, -ere, afastar-se, deixar de, renunciar, deter, suspender.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "desistia-vo-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    pertinaz | adj. 2 g.

    Que persiste ou não desiste da sua intenção ou vontade....


    pervicaz | adj. 2 g.

    Que persiste ou não desiste da sua intenção ou vontade....


    tepês | adj. 2 g.

    Que persiste ou não desiste da sua intenção ou vontade....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "desistia-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.


      No âmbito do meu trabalho surgiu-me uma dúvida na aplicação do Novo Acordo Ortográfico. Agradecia que me ajudassem. Segundo as regras a palavra “Egipto” deveria manter-se como tal pois o “p” sempre se leu, correto? A minha dúvida é que há vários meios de comunicação a falar “Egito” mas depois mantêm palavras com “Egípcios”, etc. Outra possibilidade é que na palavra em questão seja aceite a dupla grafia, mas mesmo assim seria o mais correto mantermos o “Egipto”, não?