PT
BR
Pesquisar
Definições



Cursores

A forma Cursoresé [masculino plural de cursorcursor].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cursorcursor
|ô| |ô|
( cur·sor

cur·sor

)


nome masculino

1. Pequena peça móvel que corre ao longo de outra em certos instrumentos ou objectos (ex.: o cursor do fecho-ecler partiu-se).

2. [Astronomia] [Astronomia] Fio de micrómetro.

3. [Religião] [Religião] Mensageiro do papa.

4. [Antigo] [Antigo] Corredor do estádio.

5. [Antigo] [Antigo] Escravo que acompanhava a pé a carruagem do amo.

6. [Informática] [Informática] Ícone que indica o movimento do rato e que é usado para seleccionar comandos ou objectos no ecrã. (Equivalente no português do Brasil: ponteiro.) = APONTADOR

7. [Informática] [Informática] Sinal que indica num monitor (de computador, telemóvel) o local onde vai ocorrer determinada operação.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

8. Que ou aquele que corre. = CORREDOR

etimologiaOrigem etimológica:latim cursor, -oris, corredor, condutor.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Cursores" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como é correcto? Junta de Freguesia do Samouco ou Junta de Freguesia de Samouco?
A utilização do topónimo Samouco com o artigo definido (ex.: Junta de Freguesia do Samouco) parece ser bastante mais frequente do que a sua utilização sem artigo (ex.: Junta de Freguesia de Samouco), a avaliar por pesquisas em corpora e motores de busca da Internet, o que se poderá explicar pelo facto de o topónimo ter origem no nome comum samouco.



Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.