PT
BR
Pesquisar
Definições



Clone

A forma Clonepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de clonarclonar], [terceira pessoa singular do imperativo de clonarclonar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de clonarclonar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cloneclone
( clo·ne

clo·ne

)


nome masculino

1. [Biologia] [Biologia] Indivíduo ou população de indivíduos provenientes da produção vegetativa ou assexuada de um mesmo indivíduo.

2. Conjunto das células resultantes das divisões sucessivas de uma célula única sem nenhuma diferenciação. (O cancro é considerado como um clone resultante da divisão duma célula tornada maligna.)

3. [Figurado] [Figurado] Indivíduo que seria a réplica de outro indivíduo.

4. Cópia conforme, imitação barata.

5. [Informática] [Informática] Computador ou microcomputador totalmente compatível (material e lógico) com determinado modelo.

etimologiaOrigem etimológica:inglês clone, do grego klón, -onós, rebento, ramo pequeno.

clonarclonar
( clo·nar

clo·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Biologia] [Biologia] Praticar a clonagem de.

etimologiaOrigem etimológica:clone + -ar.

CloneClone

Auxiliares de tradução

Traduzir "Clone" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a pronúncia correta do plural de rolo (rolos).
A palavra rolos, plural de rolo, pronuncia-se com o o fechado, /ô/, na primeira sílaba, da mesma maneira que bolos, plural de bolo. Nestes casos não se verifica diferença vocálica entre o singular e o plural, ao contrário do que acontece em casos apresentados na resposta plural com alteração de timbre da vogal tónica.



Existe na língua portuguesa "dativo de interesse" tal como existe em castelhano?
Em português, o pronome de interesse é de uso bastante frequente, sobretudo num nível de linguagem mais coloquial. Em frases como come-me a sopa ou tu não me sejas bisbilhoteiro, o dativo de interesse, ou dativo ético, tem função meramente expressiva ou enfática. Este tipo de construção indica que a pessoa que fala está claramente interessada na exortação que faz ou na realização do seu desejo ou da sua vontade.