Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Caiem

3ª pess. pl. pres. conj. de caiarcaiar
3ª pess. pl. imp. de caiarcaiar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cai·ar cai·ar

- ConjugarConjugar

(origem controversa)
verbo transitivo

1. Dar uma ou várias demãos de cal diluída a.

2. [Figurado]   [Figurado]  Mascarar, disfarçar.

3. Dar branco (ao rosto).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "Caiem" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

estradas de veludo XII Ah lágrimas que caiem das estrelas Teu silêncio de perlas no chão Onde posso morrer ao vê-las Se...

Em A Outra Margem

Caiem também nesta aprovação muitas das esperanças dos

Em VISEU, terra de Viriato.

As suas suspeitas caiem sobre Ted Bannerman, embora este tenha sido ilibado após investigação policial

Em As Leituras da Fernanda

caiem ..

Em o.insecto

laranjas caiem espontâneas para o chão, a roupa não enxuga e entretanto estamos em fevereiro, a...

Em ocheirodaterramolhada.blogspot.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".




Gostaria de auxílio quanto ao uso correto do verbo assistir. Por exemplo, a frase assistir ao filme está correta ou devo dizer assistir o filme. Assistir ao doente ou assistir o doente?
De acordo com os dicionários e gramáticas de língua portuguesa, o verbo assistir, na acepção “ser espectador”, é usado como transitivo indirecto, isto é, selecciona objectos indirectos regidos pela preposição a. Assim sendo, a frase assistir ao filme é considerada a mais correcta. No português do Brasil, é possível encontrar usos deste verbo, neste sentido, como transitivo directo, pelo que a frase assistir o filme é muito frequente, apesar de não ser considerada preferencial por dicionários e gramáticas.

Na acepção “prestar auxílio médico”, o verbo assistir não se usa com a preposição a, visto que apenas selecciona objectos directos não regidos por preposição, daí que a frase correcta seja, neste caso, assistir o doente.

pub

Palavra do dia

o·nus·to o·nus·to


(latim onustus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que está muito cheio ou carregado (ex.: coração onusto de gratidão; pomar onusto; prosa onusta de fantasia). = REPLETO, SOBRECARREGADO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Caiem [consultado em 17-05-2022]