Significado de colmate-no-la

    A forma colmate-no-lapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de colmatarcolmatar], [terceira pessoa singular do imperativo de colmatarcolmatar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de colmatarcolmatar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    colmatarcolmatar
    ( col·ma·tar

    col·ma·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Encher uma depressão ou abertura com determinado material. = ATERRAR, ATULHAR, TAPAR

    2. Corrigir ou completar as falhas de alguma coisa (ex.: tentamos colmatar as deficiências existentes). = SUPRIR

    3. Fazer depósito ou sobreposição de terras por efeito de escavações, para plantio de arvoredo.

    etimologiaOrigem:francês colmater.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "colmate-no-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    colmatado | adj.

    Que se colmatou ou supriu....


    colmatar | v. tr.

    Encher uma depressão ou abertura com determinado material....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "colmate-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber a pronúncia correta da palavra bocaina (talvez seja de origem indígena/brasileira). Seria "bocáina" ou "bocâina"?


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?