Significado de CHAPOTARES-NO-LO

    A forma CHAPOTARES-NO-LOpode ser [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de chapotarchapotar] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de chapotarchapotar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    chapotarchapotar
    ( cha·po·tar

    cha·po·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Aparar ou cortar os ramos inúteis das árvores. = CHAPODAR

    etimologiaOrigem:francês chapoter, do latim supputo, -are, cortar por baixo; contar, computar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "CHAPOTARES-NO-LO" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    chapota | n. f.

    Ato de chapotar ou cortar os ramos inúteis das árvores....


    chapodar | v. tr.

    O mesmo que chapotar....


    chapotar | v. tr.

    Aparar ou cortar os ramos inúteis das árvores....


    picão | n. m.

    Instrumento de canteiro para picar a pedra....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "CHAPOTARES-NO-LO" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Pretendo traduzir a expressão multiparty collaborations para português. Será a expressão colaborações multipartidárias a correcta? A expressão pretende indicar colaborações que envolvem várias partes, entidades, parceiros, etc.


      As palavras sobre as quais que tenho dúvidas são rentabilidade e rendibilidade. Eu penso que rentabilidade não existe, pois esta palavra refere-se a rendimento e não a rentimento. Ou seja, não se deveria dizer rentabilidade, mas sim rendibilidade. Sei que no vosso site, também tem a designação para a palavra rentabilidade e associam-na a rendibilidade, no entanto gostava de vos perguntar se realmente esta palavra existe, e, se existe, se sempre existiu, ou se só existe desde o novo acordo da língua portuguesa.