PT
BR
Pesquisar
Definições



Bufê

Será que queria dizer bufe?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bufêbufê
( bu·fê

bu·fê

)
Imagem

Móvel para serviço de iguarias e bebidas em festas e reuniões.


nome masculino

1. Móvel comprido, geralmente de sala de jantar, dotado de arrumação na parte de baixo (para louça, copos, toalhas) e de um tampo que serve de apoio (para pratos ou travessas com comida) durante as refeições. = BUFETE

2. Móvel para serviço de iguarias e bebidas em festas e reuniões.Imagem = BUFETE

3. Refeição onde as pessoas se podem servir da comida e bebida dispostas num móvel ou numa mesa. = BUFETE

4. Conjunto das comidas e bebidas servidas nesse tipo de refeição.Imagem = BUFETE

5. Sala, divisão ou estabelecimento onde se faz serviço de refeição em que as pessoas se servem de comida e bebida dispostos em móveis para o efeito. = BUFETE

6. [Brasil] [Brasil] Empresa especializada no serviço desse tipo de refeição em eventos públicos.

7. Casa de pasto em estações de caminho-de-ferro. = BUFETE

etimologiaOrigem etimológica:francês buffet.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Quando atendemos um telefone é correto falar "pois não"?
A locução adverbial interrogativa pois não usa-se para saber o que alguém pretende ou para mostrar disponibilidade para ouvir uma solicitação, pelo que pode ser utilizada como fórmula de atendimento de uma chamada telefónica.