PT
BR
Pesquisar
Definições



Bimba

A forma Bimbapode ser [feminino singular de bimbobimbo] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bimbabimba
( bim·ba

bim·ba

)


nome feminino

1. [Informal] [Informal] Parte superior e interna da coxa. = VIRILHA

2. Barra que serve para escorar, um contra o outro, os dois tampos de um tonel.

3. [Botânica] [Botânica] Arbusto aquático africano (Aeschynomene elaphroxylon) da família das leguminosas, encontrado em Angola.

4. [Angola] [Angola] [Náutica] [Náutica] Pequeno barco feito com troncos dessa árvore.

5. [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Euplectes hartlaubi) da família dos ploceídeos, de plumagem negra com manchas amarelas nas asas, encontrada na África Central.

6. [Brasil: Nordeste, Popular] [Brasil: Nordeste, Popular] Pénis de criança ou de pequenas dimensões. = PIMBA

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa.

bimbobimbo
( bim·bo

bim·bo

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. [Portugal, Informal, Depreciativo] [Portugal, Informal, Depreciativo] Que ou quem tem gosto considerado pouco sofisticado ou pouco evoluído. = PACÓVIO, PROVINCIANO


nome masculino

2. [Portugal, Informal, Depreciativo] [Portugal, Informal, Depreciativo] [Militar] [Militar] Recruta que é natural da província.

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:bimbalhada.
BimbaBimba


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Qual a forma correta para o plural: a) Durante os fins de semana... b) Durante os finais de semana...?
Fins de semana é o plural da locução fim de semana (os dicionários portugueses registam a forma hifenizada fim-de-semana e os brasileiros dão preferência à locução) e finais de semana é a forma plural da locução final de semana, pelo que ambos estão correctos.