Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
éé | s. m.
ee | conj. coord.
ee | s. m. | adj. 2 g.
Será que queria dizer é?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

é é
nome masculino

Nome da letra e ou E.


e |i| e |i| 2
(latim et)
conjunção coordenativa

1. Usa-se para ligar por coordenação constituintes ou frases (ex.: comprou uma camisa e uma saia; bandeira azul e branca; entrou e saiu).

2. Usa-se para indicar adição (ex.: dois e dois são quatro). = MAIS

3. Usa-se para indicar oposição (ex.: um diz uma coisa e o outro vem dizer o contrário; tão bom e tão barato). = MAS

4. Usa-se para coordenar constituintes ou frases, com valor enfático, de repetição ou de oposição (ex.: ele comeu e comeu e comeu; não podemos generalizar: há professores e professores).

5. Usa-se no início de frase para exprimir surpresa ou indignação (ex.: E você não disse nada, não protestou?).


e comercial
Sinal gráfico (&) usado para substituir a conjunção e, nomeadamente em nomes comerciais.


e |é| e |é| 1
(latim e)
nome masculino

1. Quinta letra do alfabeto português. [É aberto em , fechado em , átono em de e soa muitas vezes como i, no princípio ou em meio de palavras.]

2. Abreviatura de Eminência e Excelência.

adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

3. Quinto, numa série indicada por letras.

Plural: és ou ee.Plural: és ou ee.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "e" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Tenho um dicionário de Língua Portuguesa e ao observar a divisão silábica me surgiu uma dúvida. Há palavras que são separadas pelo ponto e a outras palavras que foram separadas por dois pontos. O que esses dois pontos significam?
es.co.la
es.cri.tó.ri:o
Os dois pontos são usados por alguns dicionários para indicar, na divisão silábica para translineação, que um encontro de vogais (ex.: io em escritório) pode ser pronunciado como hiato (correspondendo a duas sílabas) ou como ditongo (correspondendo a uma sílaba).

No português do Brasil, por indicação do Formulário Ortográfico de 1943 (grupo XV, 7ª), não deveria haver translineação em qualquer tipo de ditongo, crescente (ex.: ia, io, ui) e decrescente (ex.: ai, au, oi), mas com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990 (Base XX), esta indicação deixou de ser válida, permitindo a divisão de vogais consecutivas que não façam parte de ditongos decrescentes:
"4.º As vogais consecutivas que não pertencem a ditongos decrescentes (as que pertencem a ditongos deste tipo nunca se separam: ai- roso, cadei- ra, insti- tui, ora- ção, sacris- tães, traves- sões) podem, se a primeira delas não é u precedido de g ou q, e mesmo que sejam iguais, separar-se na escrita: ala- úde, áre- as, ca- apeba, co- or- denar, do-er, flu- idez, perdo- as, vo-os. O mesmo se aplica aos casos de contiguidade de ditongos, iguais ou diferentes, ou de ditongos e vogais: cai- ais, cai- eis, ensai- os, flu- iu."




Será que seguinte frase está correcta? Para dizer-mos a palavra mais adequada, importa dar atenção ao assunto e ao contexto.
Na frase que refere, existe um erro ortográfico na flexão do verbo dizer (pode consultar a conjugação deste verbo clicando na hiperligação conjugar). Trata-se, nessa frase, do infinitivo flexionado (também chamado de infinitivo pessoal) e não da junção do clítico mos ao verbo (como acontece, por exemplo, na frase ele tinha muitos segredos, mas dizer-mos estava fora de questão, equivalente a ele tinha muitos segredos, mas não mos queria dizer), pelo que o uso do hífen está errado nesse caso. A frase correcta seria: Para dizermos a palavra mais adequada, importa dar atenção ao assunto e ao contexto.
pub

Palavra do dia

mo·fa·tra mo·fa·tra
(espanhol antiga mofatra, hoje mohatra, do árabe muhatarah)
nome feminino

Transacção fraudulenta. = BURLA, TRAPAÇA

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/e?p?????? [consultado em 22-10-2020]