Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

ímpar

ímparímpar | adj. 2 g.
Será que queria dizer impar?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ím·par ím·par


(latim impar, -aris)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. [Aritmética]   [Aritmética]  Que não é divisível por dois.PAR

2. Desemparelhado; único.

3. Sem igual.

Confrontar: impar.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "ímpar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

FRANCISCO XAVIER BÁRBARA WONG JORNALISTA E EDITORA CONVERSA ÍMPAR Há vida depois do cancro da mama FONTE: PÚBLICO ..

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

...não é menos verdade que estão a secundarizar quem, simultaneamente teve um papel absolutamente ímpar na História..

Em PEREMPTÓRIO

...estar em destaque relógios que de uma forma ou de outra tenham uma identidade ímpar , uma forma diferente de nos dar as horas, que retratem uma sátira política...

Em Estação Cronográfica

...Toni, património imaterial do Sport Lisboa e Benfica, personificador-mor da mística do Clube, exemplo ímpar de benfiquismo, completa 75 anos de vida..

Em O INDEFECTÍVEL

"Fundada em outubro de 1921, a Seara Nova ocupa um lugar ímpar na história cultural e política portuguesa do século XX ..

Em Almanaque Republicano
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.

pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/%C3%ADmpar [consultado em 27-10-2021]