Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Íris

írisíris | n. m. 2 núm. | n. f. 2 núm.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

í·ris í·ris


(latim iris, iris ou iris, iridis, do grego íris, íridos, mensageiro dos deuses, arco-íris)
nome masculino de dois números

1. [Antigo]   [Antigo]  Arco-íris.

2. Conjunto das cores do arco-íris.

3. [Figurado]   [Figurado]  Sinal ou sentimento de alegria, bem-estar ou felicidade. = BONANÇA, PAZ

4. [Botânica]   [Botânica]  Designação dada a várias plantas do género Iris, da família das iridáceas.

nome feminino de dois números

5. [Anatomia]   [Anatomia]  Membrana interna dos olhos.

6. [Entomologia]   [Entomologia]  Espécie de borboleta diurna.

Confrontar: iriz.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "Íris" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

humano a desenvolver uma mutação específica, que é responsável pela coloração da íris ..

Em Fonte do Lavra

...uma gabardina e, apesar deste Inverno cinzento, podem escolher todas as cores do arco- íris para pintar esta história de Jacqueline Lima com os meus rabiscos..

Em lije handmade

Iris DeMent ( Paragould , Arkansas , 5 de janeiro de 1961 ) é uma...

Em Geopedrados

Abraço-me ao Vento… e escrevo o meu nome na Lua… Derramo cores no arco- íris … mas depois… viajo pela sombra..

Em COM AMOR

olhos indivíduo para te convenceres de que não te pertencem adonis arco- íris do instante antologia poética tradução de nuno júdice dom quixote 2016

Em #poesia
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber como se escreve um valor quebrado de porcentagem por extenso. Pois se 10% eu escrevo "dez por cento", então como eu escreveria 10,30%?
Para escrever por extenso um número inteiro seguido de um valor fraccionário decimal (ex.: 10,30%), poderá referir a vírgula por extenso (ex.: dez vírgula trinta por cento ou dez vírgula três por cento) ou, alternativamente (e esta será uma forma menos usual), utilizar os numerais fraccionários a seguir aos numerais cardinais (ex.: dez e trinta centésimos por cento ou dez e três décimos por cento). Nesta última hipótese, pode ainda ser usado o adjectivo inteiro para melhor distinguir os numerais cardinais dos fraccionários (ex.: dez inteiros e trinta centésimos por cento ou dez inteiros e três décimos por cento) ou ainda utilizar o adjectivo percentual em vez da locução por cento (ex.: dez e trinta centésimos percentuais; dez e três décimos percentuais). Perante as várias possibilidades, é de referir que a opção tomada deverá ser mantida ao longo de um mesmo texto, sempre que referir este tipo de números, por uma questão de coerência textual.



Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.
Na primeira frase apresentada, os verbos jogar e vibrar deveriam estar no infinitivo pessoal: Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogarem e vibrarem com o jogo. Isto deverá acontecer devido ao facto de o sujeito da oração principal ([eu] Fiquei observando) ser diferente do sujeito da oração completiva infinitiva que tem como sujeito Vítor, Rose e Flávia. Dito de outra forma e com outro exemplo, o infinitivo pessoal (forma flexionada, ex.: jogarem ou correrem) carece de sujeito próprio diferente do da oração principal (por exemplo: A mãe pediu para eles não correrem no jardim.). Se o sujeito fosse o mesmo da oração principal a oração infinitiva deveria ter um infinitivo não flexionado (Eu convenci-me a [eu] jogar futebol.).

Na segunda frase apresentada, Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente, o verbo está correctamente empregue. Neste caso, trata-se de uma articulação entre três tempos do passado (ou pretérito): Ana melhorou, no pretérito perfeito, indicando uma acção ou alteração perfeitamente acabada (a Ana já melhorou, não está ainda a melhorar), tivera de ficar internada, no pretérito mais-que-perfeito, indicando uma acção ou alteração que é passada e é anterior a outra acção ou tempo passados (a Ana melhorou no passado, mas num passado anterior teve de ficar internada) e estava doente, pretérito imperfeito, indicando que a acção ou alteração se prolongou no tempo (no passado, a Ana esteve doente, antes e durante o tempo em que esteve internada).

pub

Palavra do dia

ses·qui·pe·dal ses·qui·pe·dal


(latim sesquipedalis, -e)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem pé e meio de comprido.

2. [Jocoso]   [Jocoso]  Que é muito grande (ex.: ignorância sesquipedal; versos sesquipedais).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/%C3%8Dris [consultado em 23-01-2022]